Sesa confirma 1.135 diagnósticos positivos, Paraná se aproxima de 20 mil casos de Covid-19 27/06/2020 - 15:18
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado (27) mais 1.135 diagnósticos de residentes do Paraná com o novo coronavírus. É o maior número de confirmações divulgados em um só dia desde o início do monitoramento em 12 de março. Estado soma 19.598 casos e 562 óbitos, 11 destes informados hoje. Há ajustes de município de residência e exclusão de caso por duplicidade detalhados ao final do texto.
INTERNADOS – 684 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados neste sábado (27). 578 pacientes estão em leitos SUS (204 em UTI e 374 em leitos clínicos/enfermaria) e 106 em leitos da rede particular (39 em UTI e 67 em leitos clínicos/enfermaria).
Há outros 867 pacientes internados, 438 em leitos UTI e 429 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.
ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais onze pacientes, todos estavam internados. São três mulheres e oito homens, com idades que variam de 37 a 93 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 16 e 26 de junho.
Os pacientes que faleceram residiam: dois deles em Cianorte e um em cada um dos seguintes municípios: Arapongas, Campo Largo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Jussara, Palmeira, Piraquara, Rondon e São José dos Pinhais.
MUNICÍPIOS – 345 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Rio Branco do Ivaí e Roncador registram casos pela primeira vez. Em 128 municípios há óbitos pela doença.
FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 221 casos de residentes de fora. Treze pessoas foram a óbito.
AJUSTES:
Alteração de municípios:
Um caso confirmado na data de 17/4 em Ivaiporã foi transferido para Rio Branco do Ivaí. Um caso confirmado na data de 23/6 em Arapongas foi transferido para Sabaudia. Um caso confirmado na data de 20/6 em Curitiba foi transferido para São José dos Pinhais.
Exclusão por duplicidade: Um caso confirmado na data de 24/6 em Jussara foi excluído por duplicidade de notificação.
A Sesa reforça que os municípios têm critérios diferentes de confirmação de casos e por isso pode ocorrer divergência de número de pacientes. A Secretaria informa, ainda, que os dados são consolidados na gestão estadual, mas os municípios encaminham as informações para as regionais que repassam para o CIEVS na Sesa.
Segue a lista de fabricantes de testes rápidos validados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) que têm os resultados positivos incluídos no monitoramento do CIEVS:
1. ONE STEP COVID-2019 TEST®️ da fabricante Guangzhou WondfoBiotechCo., Ltda., cujo representante legal no Brasil é a empresa Celer Biotecnologia S/A.
2. MEDTESTE CORONAVÍRUS (COVID-19) igG/IgM da fabricante Hangzhou Biotest Biotech Co. Ltd cujo representante legal no Brasil é a empresa Medlevensohn Com Repres Prod Hosp Ltda.
3. COVID-19 IgG/IgM ECO do fabricante Eco Diagnóstica Ltda-ME, cujo representante legal no Brasil é a empresa Eco Diagnóstica Ltda-ME
4. COVID-19 IgG/IgM BIO do fabricante Quibasa Química Básica Ltda, cujo representante legal no Brasil é a empresa Quibasa Química Básica Ltda.
5. SARS-CoV-2 Antibody Test da fabricante WondfoBiotechCo., Ltda.