Cuidando de quem cuida


Acolhimento e escuta do servidor

 

Entre as atribuições do Serviço Social e Psicologia na Seção de Acompanhamento Psicossocial e Saúde do Servidor do Departamento de Saúde Ocupacional do Servidor, localizado no Núcleo de Recursos Humanos da SESA-PR, está o acolhimento dos trabalhadores da saúde das unidades do Estado. 

Os atendimentos são realizados preferencialmente com a presença de uma assistente social e uma psicóloga, que compõem a equipe multidisciplinar da Saúde Ocupacional. Esses encontros podem ser realizados virtual ou presencialmente. 

Os motivos são variados, desde dificuldades de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, pedidos de realocação por distância, dificuldades técnicas, orientações para tratamento de saúde, entre outros. 

De modo geral, os atendimentos são agendados, para que a equipe se programe, contudo há emergências na qual os trabalhadores precisam de atendimento imediato. Divisão de Saúde Ocupacional do Servidor/DSOS.

Seção de Acompanhamento Psicossocial e Saúde do Servidor

 

Divisão de Saúde Ocupacional do Servidor/DSOS

Seção de Acompanhamento Psicossocial e Saúde do Servidor

Contatos:

Telefone ou Whatsapp: 41 99209-6823

E-mail: grhs.ssoc@sesa.pr.gov.br

ASSÉDIO E SAÚDE MENTAL

Considerando a importância de preservar a saúde mental do servidor e minimizar o estresse vivenciado no cotidiano do trabalho, o setor NRHS/DSOS (Núcleo de Recursos Humanos Setorial/ Divisão de Saúde Ocupacional do Servidor), tem como objetivo realizar ações para promover o bem estar e qualidade de vida, atuando amplamente na proteção dos campos emocionais e psíquicos. Dentre as atividades desenvolvidas pelo setor, enfatizamos o desenvolvimento de ações e estratégias de conscientização e de enfrentamento ao assédio moral e sexual que urge ser abordado para contínuas ações construtivas de prevenção dentro das instituições de trabalho.

  • 42% dos trabalhadores brasileiros já sofreram assédio moral no trabalho, direta ou indiretamente, tendo como resultado alguns sintomas como baixa autoestima , depressão, entre outros.

  • Como a DSOS junto a CGE (Controladoria Geral do Estado do Paraná) podem fazer diferença em relação às ações de prevenção e mudar a cultura de assédio? Atuando na construção de estratégias e ações preventivas, como escuta ativa, orientações psicossociais e encaminhamentos para psicoterapia e tratamento quando necessário.

Conforme cita a cartilha de “Combate ao assédio moral”, publicada pela CGE, o assédio moral é uma conduta repetitiva e prolongada, que expõe a pessoa ao constrangimento e humilhação. De modo geral, o assédio se apresenta através de acusações, insultos, gritos, humilhações públicas, propagação de boatos, fofocas e exclusão social.

Já o assédio sexual no ambiente de trabalho, consiste em constranger o colega, a fim de obter vantagem sexual. Pode ou não envolver contato físico, explícito ou sutil, expresso por palavras diretas, mensagens, gestos ou insinuações. Pode também incluir coação e chantagem, manifestando-se contra a vontade da vítima e violando sua liberdade sexual.

Diante de tais situações, disponibilizamos os canais para a comunicação com a CGE e SESA, para denúncia de casos de assédio.

 

Maiores informações e detalhamentos sobre o tema

Cartilhas:

 

Canais de Atendimento CGE

  • WHATSAPP DA OUVIDORIA: (41) 3883-4014
  • EMAIL DA OUVIDORIA: ouvidoria@cge.pr.gov.br
  • TELEFONE DA OUVIDORIA: 0800 041 1113
  • ATENDIMENTO PELO SITE

 

Canais de Atendimento Secretaria de Estado da Saúde