Associação dos Consórcios de Saúde elege nova diretoria e pretende ampliar parceria com a Sesa 28/01/2021 - 15:03

A Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) elegeu nesta quinta-feira (28) a nova diretoria para o biênio 2021/2022.

A instituição reúne 25 consórcios de saúde do estado. O pleito aconteceu durante assembleia ordinária com apresentação da única chapa concorrente e aclamação pelos representantes de cada consórcio integrante da Associação.

“A Acispar representa a união dos consórcios de saúde, que são importantes instrumentos de fortalecimento do SUS; por isso a Secretaria de Estado da Saúde valoriza a instituição que tem o objetivo de promover atendimento e serviços de qualidade ao paranaense que busca rede estadual de saúde”, afirmou o secretario Beto Preto.

O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho, foi eleito presidente da entidade, e o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, será o vice-presidente. A assembleia também elegeu os demais integrantes da diretoria.

“Os consórcios são fundamentais para o fortalecimento das ações de saúde; tivemos uma gestão que ampliou a representatividade da Ascipar e, agora, nesta administração, vamos implementar as áreas técnicas para ampliarmos as atividades, utilizando inclusive indicadores regionais e estaduais”, disse o novo presidente, que também preside o Consórcio Paraná Saúde, que congrega 398 municípios para a compra de medicamentos e insumos hospitalares.

Portas abertas – O diretor-geral da Secretaria da Saúde do Paraná sa, Nestor Werner Junior, reforçou a importância dos consórcios para o projeto de regionalização dos serviços de saúde em implantação no Estado.

“Estamos aqui hoje representando o Governo do Estado, que incentiva o trabalho dos consórcios como forma de viabilizar e consolidar a meta de regionalização dos serviços de saúde, levando todo tipo de atendimento médico, procedimentos e exames especializados para perto da casa do cidadão paranaense. A Sesa está de portas abertas para receber todos os consórcios e gestores municipais”, disse Nestor Werner Junior.

Balanço – O ex-prefeito de Alto Piquiri, Luís Carlos Cardoso, que deixou a presidência da Acispar, apresentou um balanço com das principais atividades desenvolvidas no biênio, que teve como foco dar maior visibilidade à associação. “Nossas ações foram direcionadas para ampliação da representatividade da Acispar junto a Rede Nacional de Consórcios no Ministério da Saúde”, relatou.

“Além disso, estreitamos o relacionamento junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Conselho Estadual de Saúde e colegiado dos consórcios de outros estados, como de Santa Catarina e de Minas Gerais”, disse Cardoso.

O ex-presidente agradeceu o apoio do Governo do Estado em todas as ações da Acispar. “Destacamos o fundamental respaldo do governador Ratinho Junior e do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, como incentivadores dos consórcios, com liberação de recursos e, principalmente, com apoio às ações realizadas”.