Atenção Primária à Saúde é destaque em ações do Estado 19/10/2022 - 17:17

Ações, estratégias e investimentos destinados à Atenção Primária à Saúde foram apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta quarta-feira (19), durante as mesas de discussão do 36º Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

"Apenas neste ano, o Governo do Estado destinou repasses que somam mais de R$ 150 milhões para áreas de atuação direta da Atenção Primária em Saúde. Estes investimentos são fundamentais e vão desde equipamentos para UBS até custeio de serviços de uso diário da população",  destacou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Dentre os recursos, destaca-se o Incentivo Estadual de Investimento para Transporte Sanitário, num total de R$ 88,19 milhões.

"Temos realizado, seguindo as orientações do governador Ratinho Junior, uma gestão ampla e regionalizada, levando sempre em consideração as especificidades de cada um dos 399 municípios do Paraná. Nosso norte é levar o atendimento e os recursos em saúde até a porta da casa das pessoas", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

INCENTIVOS – Além dos recursos destinados ao transporte sanitário, também foi exposto aos gestores municipais outras ações de custeio e incentivo realizadas pela Sesa. Para a Atenção Primária à Saúde e Saúde Bucal, o valor ultrapassa R$ 50 milhões ao ano. Já em equipamentos de UBS, o recurso destinado supera R$ 10 milhões.

"Temos perspectivas de ampliar ainda mais estes repasses para a Atenção Primária, promovendo e acelerando a capacidade do Estado em regionalizar a saúde. São valores expressivos e que permitem garantir o atendimento humanizado e perto da casa das pessoas", concluiu Goretti.