Com foco no cuidado materno infantil, Sesa promove encontro em Antonina para fortalecer Rede de Atenção em Saúde 26/10/2023 - 14:32

Em busca de fortalecer a Rede de Atenção em Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu um workshop do PlanificaSUS Paraná no município de Antonina, localizado no litoral do Estado. O evento contou com a participação de cerca de 40 profissionais de saúde e teve como enfoque o cuidado materno infantil, proporcionando uma plataforma para a execução de palestras e grupos de discussões focados na melhoria do atendimento das mães e crianças.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti David Lopes, destacou a importância da continuidade desses encontros para garantir a integração efetiva entre as equipes de saúde. "Valorizar a Atenção Primária à Saúde é fundamental para atender às necessidades e expectativas da população, pois é o primeiro ponto de contato entre as pessoas e os profissionais de saúde", enfatizou.

Entre as principais ações recentes relacionadas à saúde materno infantil está o lançamento do novo modelo da Caderneta da Gestante, que inclui a avaliação da saúde mental materna, além de apresentar detalhamentos ligados à construção do plano de parto.

“A nova Caderneta da Gestante é um material que desempenha um papel estratégico na atenção materno infantil, ampliando o cuidado puerperal das gestantes paranaenses. Promover esse material entre os profissionais de saúde é indispensável para ampliar o registro de informações e melhor orientar famílias”, complementou a diretora.

PLANIFICASUS - O PlanificaSUS é uma iniciativa nacional implantada nos estados, parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O programa é executado em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Envolvendo aproximadamente 8 mil profissionais de saúde em todo o Paraná, o programa inclui profissionais das Unidades Básicas de Saúde, gestores de saúde, e tutores dos municípios e regionais. Esta iniciativa visa aprimorar a coordenação dos serviços de saúde, com um foco especial no cuidado materno infantil.

O programa começou como um projeto-piloto na 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul do Estado, em 2019. Desde então, várias atividades foram desenvolvidas para reforçar a integração dos serviços de saúde, particularmente na atenção aos idosos, em colaboração com várias áreas da gestão estadual e municípios da região. Após dois anos de sucesso, técnicos e membros do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná expandiram esse processo para abranger as quatro macrorregionais de Saúde.