Encontro Científico do Programa Mais Médicos discute estratificação de risco gestacional 10/08/2021 - 20:48

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou nesta terça-feira (10) do IV Encontro Científico do Programa Mais Médicos Paraná, com o tema “Saúde da mulher – estratificação de risco gestacional”. A reunião virtual foi promovida pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPPR) e transmitida via youtube.

Beto Preto falou sobre a importância do tema. “Muitas gestações foram interrompidas nesta pandemia do coronavírus, mesmo com uma grande Rede de Atenção materno-infantil que o Paraná possui. A pandemia não acabou, ainda temos a circulação do vírus e este assunto precisa ser abordado por todos os profissionais da área”, disse.

Segundo o Informe Epidemiológico da Covid-19 divulgado nesta terça-feira (10), dentre os fatores de risco dos 35.844 óbitos registrados no Paraná em decorrência da doença, gestações representam 0,26% e puerpério 0,10%. 

Para o secretário, a vacinação contra a Covid-19 neste grupo é essencial para prevenir o agravamento da doença, em caso de contaminação. “Já aplicamos mais de 104 mil vacinas em gestantes e puérperas para proteger essas mulheres da infecção pelo vírus”, afirmou.

Participaram da reunião o diretor da ESPPR, Edevar Daniel, o médico ginecologista da Divisão da Saúde da Mulher da Sesa, Marcos Takimura, a enfermeira da Divisão da Saúde da Mulher da 2ª Regional de Saúde Metropolitana da Sesa, Lívia Perisse Baroni Wagner, entre outros profissionais de saúde.

Na ocasião, o secretário também ponderou outros quatro temas relevantes para discussão. “Precisamos abordar a retomada das cirurgias eletivas, a reorganização da Atenção Primária, qualificação e articulação de estratégias de atendimento a pacientes com sequelas da Covid-19 e principalmente, a Saúde mental destes paranaenses”.