Governo do Estado entrega seringas e mais doses de vacina contra a Covid-19 para Curitiba em menos de oito horas 18/06/2021 - 18:27

Governo do Estado entrega seringas e mais doses de vacina contra a Covid-19 para Curitiba em menos de seis horas
Foto: Américo Antonio/Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou mais 34.710 vacinas contra a Covid-19 para o município de Curitiba nesta sexta-feira (18). Os imunizantes fazem parte da 25ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde, recebida ainda nesta manhã. Ao todo são 28.380 doses da vacina Pfizer/BioNTech e 6.330 doses de CoronaVac/Butantan.

A distribuição pactuada com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) destina as doses da Pfizer para trabalhadores da educação do ensino básico, ensino superior, assistência social e população de 40 a 59 anos. Já os imunizantes da CoronaVac devem ser direcionados para gestantes e puérperas.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a força-tarefa do Governo do Estado em disponibilizar as vacinas, garantindo a continuidade da imunização dos moradores da capital mesmo durante o final de semana. As doses chegaram ao Paraná no final da manhã de hoje. Por volta das 17h45, as doses já estavam embarcadas no veículo da prefeitura de Curitiba.

“Recebemos os imunizantes nesta sexta-feira por volta das 10h da manhã e por orientação do governador Ratinho Junior, menos de 8h depois já estamos distribuindo as doses aos municípios de forma igualitária, e especialmente aqui em Curitiba, onde fica o Centro de Medicamentos do Paraná, já liberamos mais de 34 mil imunizantes para possibilitar a vacinação neste final de semana na capital, incluindo população em geral que havia sido paralisada”, afirmou.

INSUMOS – A Sesa viabilizou também o envio de mais 30 mil conjuntos de seringas de 1ml para a capital, visto que a Pfizer/BioNTech exige insumos específicos para aplicação da vacina. Além destes, a secretaria já disponibilizou mais 30 mil conjuntos de seringas de 3ml, usadas para aplicação dos demais imunizantes. O município deve retirar os insumos na segunda-feira (21).