Hospitais Regionais de Guarapuava, Ivaiporã e Telêmaco Borba iniciam atendimento geral 30/05/2022 - 14:57

Os Hospitais regionais de Guarapuava, Ivaiporã e Telêmaco Borba iniciaram atendimento geral na última semana. As unidades anteriormente destinadas exclusivamente à Covid-19, agora estão abertas para atendimento de pacientes transferidos pela Central de Regulação de Leitos, cirurgias eletivas e traumas.

As três unidades disponibilizam neste momento 20 leitos de enfermaria cada, somando 60 leitos à disposição da população nessas Regiões. A unidade de Ivaiporã teve o primeiro paciente admitido na quinta-feira (26), já os hospitais de Guarapuava e Telêmaco Borba iniciaram o atendimento referenciado na sexta-feira (27).

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, ressaltou a importância da mudança dos hospitais. “Desde o início nosso objetivo era colocar essas unidades à disposição da população em geral, garantindo que todo o investimento realizado antes e durante a pandemia, pudesse ficar como um legado para a Rede Hospitalar do Paraná. As unidades passarão a admitir pacientes de outras especialidades, o que irá desafogar parte da demanda hospitalar nessas Regiões”.

GUARAPUAVA – Situado na 5ª Regional de Saúde, o Hospital Regional de Guarapuava iniciou os atendimentos no dia 22 de julho de 2020, exclusivamente para pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19. Em 2020 a unidade realizou 515 atendimentos, passando para mais de três mil em 2021.

O investimento para custeio no hospital já ultrapassou R$ 66,9 milhões. Para a obra, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 105,8 milhões, além de R$ 30,9 milhões em equipamentos. O perfil assistencial do hospital será ampliado futuramente para o atendimento cirúrgico, ortopedia e trauma.

IVAIPORÃ – O Hospital Regional de Ivaiporã abriu as portas no dia 1º de junho de 2020 como hospital exclusivo para atendimento Covid-19. No primeiro ano da pandemia no Paraná, a unidade registrou 374 atendimentos.

O valor de custeio da unidade até agora é de R$ 50,5 milhões. O valor da obra foi de R$ 34,3 milhões, além da estimativa de R$ 27 milhões em equipamentos. O perfil assistencial será preparado para o atendimento futuro de cirurgias eletivas.

TELÊMACO BORBA – Inserido na 21ª Regional de Saúde, o Hospital de Telêmaco Borba também iniciou os atendimentos no dia 1º de junho de 2020. A unidade foi aberta ao público após mais de dez anos de espera. No primeiro ano de atendimento, o hospital registrou 484 atendimentos; no segundo, 917.

O custeio da unidade já passa de R$ 36,6 milhões. O valor da obra desta unidade alcançou R$ 30 milhões. Futuramente a unidade será preparada para o perfil materno-infantil.