Secretário participa de evento do Mais Médicos Paraná e debate saúde do Idoso na Atenção Básica 28/09/2021 - 20:25

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou nesta terça-feira (28) do VI Encontro Científico do Programa Mais Médicos Paraná, com o tema “Atenção Integral à Saúde do Idoso na Atenção Básica”. A reunião virtual foi promovida pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), de forma virtual.

 “A Atenção Primária à Saúde é a principal ferramenta de mudança organizacional e assistencial, é o cuidado básico. A expectativa de vida aumentou. Preparar os serviços de saúde para as novas demandas que surgem e planejar alternativas de atendimento integral à saúde da população idosa é essencial para o Estado, principalmente, neste momento pós-pandêmico, em que a saúde mental precisará ser tratada com prioridade pelas equipes médicas”, enfatizou Beto Preto.

A Linha de Cuidado do Idoso é uma das fortes políticas a serem implementadas pela Sesa. Mesmo no cenário pós-pandemia, o secretário destacou que uma das orientações do Governo do Paraná é justamente levar o atendimento para todas as regiões, ampliando os serviços e deixando o atendimento perto da casa das pessoas.

O programa Envelhecer com Saúde tem sido uma das atenções para perspectiva de um atendimento multisetorial para os idosos. Recentemente, a Sesa anunciou a ampliação do PlanificaSUS, na sua segunda etapa, para todas as localidades do Estado. O projeto piloto aconteceu em Irati, com a parceria do Hospital Israelita Albert Einstein, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“Damos mais um passo no aprimoramento da política voltado ao idoso, porque é justamente na atenção primária que abrimos a porta para o atendimento. E com o fortalecimento do Mais Médicos, tenho certeza que poderemos ampliar ainda mais a nossa proposta aqui no Estado”, disse a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

PROGRAMA – Lançado no Brasil em julho de 2013, e contando com 897 profissionais médicos no Paraná, em 312 municípios, o Programa Mais Médicos permite que o profissional atue numa equipe de saúde por prazo determinado, cursando uma especialização em áreas da Atenção Básica, Saúde da Família, entre outras, vinculadas diretamente ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A reunião contou com a participação de Edgar Nuno de Moraes, consultor do Conass; além do diretor da Escola de Saúde Pública do Paraná, Edvar Daniel, a chefe da Divisão de Saúde do Idoso da Sesa, Giseli da Rocha, a médica especialista em Gestão de Serviços para Idosos e técnica da Divisão de Saúde do Idoso da Sesa, Adriane Miró.