Secretário participa do lançamento do programa Pedala Paraná 10/08/2021 - 17:25

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou hoje (10) do lançamento do programa Pedala Paraná, da Superintendência de Esportes do Governo do Estado. Segundo ele, o avanço da vacinação e a redução dos índices da pandemia, especialmente dos casos graves e da taxa de ocupação de leitos, sinalizam para a retomada gradativa das atividades esportivas.

“Estamos ainda na vigência da pandemia mas, graças a Deus e ao empenho de todos, os números de ocupação de leitos e de óbitos estão diminuindo; nossas UTIs têm sido menos procuradas e as enfermarias estão cada vez mais vazias. E, é neste cenário que anunciamos, aos poucos, a retomada das atividades esportivas, com o funcionamento em breve das escolinhas, mas sempre diante do cumprimento dos protocolos de segurança para todos os atletas participantes”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O secretário agradeceu o apoio da Superintendência do Esporte junto às estratégias desenvolvidas pelo Governo do Estado e pela Sesa para o enfrentamento da pandemia. “A área tem sido nossa parceira, inclusive cedendo o Ginásio de Esportes do Tarumã para servir como almoxarifado de parte dos insumos utilizados na vacinação”, salientou Beto Preto.

“Esporte e Saúde estão intrinsecamente ligados”, afirmou o vice-governador do Paraná, Darci Piana, que participou do evento. “O Governo do Estado dá total incentivo às iniciativas das áreas que promovem o bem estar da população e trazem o desenvolvimento para todas as regiões”, afirmou.

O evento contou com a presença da primeira-dama do Estado, e presidente do Conselho de Ação Solidária do Estado, Luciana Saito Massa. No próximo dia 28 de agosto, o Paraná realizará o evento Pedala Solidário, como forma de promover a prática esportiva e a arrecadação de alimentos em todo o Paraná.

Pedala Paraná – O programa Pedala Paraná é derivado dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná e contará com 80 ciclorrotas localizadas em todas as regiões do Estado. Prefeitos e representantes dos municípios envolvidos assinaram hoje termo de cooperação junto à Superintendência do Esporte e à Sesa para a implementação do programa.

“A Sesa nos deu total apoio para a logística da segurança no desenvolvimento deste projeto”, afirmou o superintendente estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

“Para o mês de outubro estamos organizando os Jogos dos Idosos e nossa programação seguirá até o final do ano culminando com a operação verão”, informou o superintendente.

O ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, Gilberto Godoy Filho, o Giba, ressaltou as estratégias adotadas pelo Governo do Paraná nas ações de enfrentamento e de prevenção da Covid-19. “Nós, atletas, reconhecemos este trabalho destacando que o esporte muda a vida e promove a saúde”.

Estiveram presentes ao evento deputados, vereadores e representantes de entidades ligadas ao esporte, além de apoiadores do programa Pedala Paraná.