Sesa debate a expansão do Programa de Imunização Estadual 05/11/2021 - 13:29

Coordenadores do Programa de Imunização das 22 Regionais de Saúde do Estado estão reunidos, desde quarta-feira (3), para analisar e criar estratégias de melhoria dos indicadores relacionados à imunização da população em geral, no Paraná.

Na reunião técnica, promovida pela Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde, por meio da Divisão de Vigilância do Programa Estadual de Imunização (DVVPI), os participantes puderam avaliar os indicadores de cada região, repassar o calendário nacional de vacinação e principalmente, elaborar um plano de ação conjunto para o aumento da cobertura vacinal. Um dos temas discutidos foi a avaliação de registros do banco de dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que registra individualmente cada pessoa vacinada, nas salas de vacina.

Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o assunto é de extrema importância para a pasta e o diálogo com as equipes regionais é ponto-chave para o alcance da vacinação. “Esses profissionais são responsáveis pela imunização nos municípios, por isso, todo o conteúdo repassado pode fazer a diferença para alcançar nossas metas, que estão abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde”, enfatizou.

O Paraná registrou queda no índice de vacinação geral, sobretudo em crianças e adolescentes, em 2019 e 2020. A redução é resultado de uma tendência que atinge o Brasil desde 2015, mas que se acentuou desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Pelo menos 10 vacinas administradas em crianças e adolescentes sofreram redução, entre elas a BCG, que confere proteção contra a tuberculose e a vacina contra a poliomielite.

A DVVPI/DAV da Secretaria de Estado da Saúde segue as diretrizes do PNI, disponibilizando imunobiológicos para todas as faixas etárias, e busca a prevenção, controle e eliminação das doenças imunopreveníveis em todo o território paranaense. No Paraná, 1.850 salas de vacinas públicas estão cadastradas, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde Familiar (ESF), postos, departamentos e centros de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Sabemos que a prioridade é finalizar a imunização contra a Covid-19, mas pedimos à população que procure as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. Nunca paramos com a aplicação de outras vacinas, seguimos a rotina durante a pandemia para atingir o maior número de paranaenses”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

CALENDÁRIO – A vacinação contempla crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Desde ao nascer até aos 15 meses, são ofertadas pelo Estado 24 vacinas, sendo primeiras doses e dose reforço. Aos 4 anos a criança deve ser imunizada com o segundo reforço da tríplice bacteriana, poliomielite, além das vacinas contra a varicela e a febre amarela. Dos 9 aos 19 são mais seis vacinas. Adultos e idosos também devem atualizar a caderneta, pois muitas delas precisam de reforço nessa faixa etária. Às gestantes são disponibilizadas doses para prevenir doenças como hepatite, tétano, difteria e o vírus da gripe H1N1.

Calendário Nacional de Vacinação - CLIQUE