Sesa e Amunpar discutem ações para abertura de hospital da região Noroeste 15/12/2021 - 18:54

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou nesta quarta-feira (15) de uma reunião com prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar). O principal assunto foi a abertura da ala da Santa Casa Morumbi em Paranavaí, com a participação dos municípios, além de outras demandas relacionadas à saúde.

A unidade já recebeu cerca de R$ 40 milhões do Governo do Estado para equipar a estrutura com o objetivo de desafogar e melhorar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em toda a região. O hospital será referência para 280 mil pessoas em 28 municípios na região.

“A adesão dos municípios é importante para que possamos colocar em dia as cirurgias eletivas e outras demandas. Estamos avançando, e espero que possamos o mais breve possível ativar todos os leitos”, disse Beto Preto.

A reunião contou ainda com a presença do deputado estadual Tião Medeiros e do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.

SANTA CASA – A obra da unidade Morumbi foi iniciada há mais de duas décadas pela própria comunidade local, em um terreno cedido pela prefeitura. A construção avançou até os 45% de execução, mas foi paralisada. Após novos trâmites, foi possível que o Estado apoiasse o projeto. Inicialmente, foram R$ 20 milhões para a finalização da obra da infraestrutura, que se soma aos R$ 20,9 milhões aportados para equipar o espaço.

AMUNPAR – Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná composta por 28 municípios. Alto Paraná, Amapora, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Guairaca, Inajá, Itauna do Sul, Jardim Olinda, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Alianca do Ivaí, Nova Londrina, Paraiso do Norte, Paranapoema, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Izabel do Ivaí, Santa Monica, Santo Antonio do Caiua, São Carlos do Ivaí, São João do Caiua, São Pedro do Paraná, Tamboara e Terra Rica.