Sesa participa de evento em Comemoração ao Dia Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde 26/04/2022 - 08:31

A Secretaria de Estado da Saúde participou, nesta segunda-feira (25), de uma sessão solene na Assembleia Legislativa em Comemoração ao Dia Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde. A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr, atendeu ao evento, que buscou sintetizar o destaque da atuação dos profissionais de saúde, sobretudo durante a pandemia.

"A organização e a dedicação dos servidores da saúde permitiu que o enfrentamento à pandemia fosse efetivo, mesmo nos dias mais duros. Desde o alinhamento em relação aos cuidados não farmacológicos até as campanhas de vacinação que alcançaram os braços paranaenses em todos os 399 municípios, nada seria possível sem o esforço destes grandes profissionais" afirmou.

A homenagem, proposta pelo deputado estadual Michele Caputo, destacou o desempenho dos servidores e gestores no combate ao coronavírus.

"Houve um esforço coletivo da sociedade civil para o combate a Covid-19. No entanto, é preciso destacar que na linha de frente, as pessoas que estiveram combatendo o vírus diariamente com a aplicação de vacinas, realização de testes e diagnósticos, foram os profissionais da saúde. Por isso, fiz questão de propor essa homenagem a todos esses heróis anônimos que salvaram e continuam salvando incontáveis vidas", ressaltou o deputado.

O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Ivoliciano Leonarchik,  também reforçou o papel decisivo do Governo do Estado nos últimos anos.

"O Paraná teve um papel diferenciado nesta luta, se preparando desde antes da confirmação dos primeiros casos de Covid e se tornando um exemplo de gestão para o país. Hoje temos um cenário mais leve, e isso se deve justamente à seriedade com que toda a pandemia foi tratada", realçou.

PRESENÇAS - Também fizeram parte da mesa: Charles London, presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa); Luiz Rodrigo Schruber, vice-presidente da federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar); Patrícia Rossafa Branco, presidente do Conselho de Fisioterapia e Terapia da 8ª Regional de Saúde; e Cristine Paschenda, conselheira do Conselho Estadual de Saúde (CES).