Sesa participa de evento sobre a atuação dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no enfrentamento da Covid 09/11/2020 - 12:22

A Secretaria da Saúde do Paraná participou no final de semana, (06), do I Simpósio de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Enfrentamento a COVID-19, realizado em Curitiba, e promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região do Paraná (Crefito-8).

O cenário epidemiológico causado pela contaminação do novo coronavírus foi amplamente debatido pelos profissionais da fisioterapia que têm participado ativamente na linha de frente dos atendimentos da Covid-19.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde , Maria Goretti David Lopes, representando o secretário de Saúde do Paraná,  Beto Preto, destacou que o Governo do Estado reconhece como fundamental a atuação destes trabalhadores. “Essa importância se  tornou ainda mais evidente durante a pandemia com a participação ativa dos profissionais no tratamento e recuperação dos infectados; a Sesa fez vários cursos de atualização e de capacitação desde o início da pandemia, replicando a ação em todas as regiões; equipamos devidamente as UITs para proporcionar condições de trabalho aos fisioterapeutas e Tos ainda ampliamos as equipes “, disse Maria Goretti.

Hoje o Estado tem 14.618 fisioterapeutas e 888 terapeutas ocupacionais inscritos junto ao Crefito-8.

A presidente do Crefito-8,  Patrícia Rossafa Branco, explicou que  “atuando ou não na linha de frente, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estão envolvidos diretamente no enfrentamento da pandemia ; trazemos portanto este momento de atualização técnica e muita discussão, pois acreditamos que somente as evidências científicas, o conhecimento e o aprimoramento profissional, serão capazes de romper as barreiras frente essa luta tão importante”, afirmou.

Presenças: Partricipam do evento, o senador Flávio Arns; o vereador de Curitiba e presidente do Comitê de Emergência de Saúde e o Enfrentamento a COVID-19, Wolmir Aguiar; a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde; do presidente do COFFITO,  Roberto Mattar Cepeda; do  fisioterapeuta e Secretário Municipal de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello; do fisioterapeuta e secretário Municipal de Almirante Tamandaré.  João Gustavo Kepes de Noronha e; da terapeuta ocupacional vice-coordenadora da Residência no HC,  Ana Rita Aparecida Bernardi Pereira.