Sesa promove treinamento online para alinhamento de processos administrativos de aquisição 09/11/2020 - 15:36

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação de Governança em Aquisições, da Diretoria Administrativa, realizou um treinamento para servidores ligados à área administrativa da pasta: Compras Públicas: Aquisições e Contratações. É a primeira vez que a secretaria promove treinamento contínuo online voltado para este tema.

“Assumimos o compromisso de uma gestão transparente e eficiente. Estamos nos organizando administrativamente para que todos os processos sejam muito claros, céleres e seguros. Queremos uma secretaria mais eficiente, com mais efetividade e com processos de compras e contratações claros, ágeis e honestos”, comentou o secretário Beto Preto.

Tendo como premissas a informação, disseminação do conhecimento e alinhamento de todos os processos, o diretor Administrativo da Sesa, Carlos Batista Soares, explica que é um ganho de qualidade e eficiência que resulta em economia nos gastos e investimentos. “A qualidade na instrução dos processos, otimiza tudo. Evita, por exemplo, que órgãos parceiros e de controle questionem algum documento, evitando idas e vindas que podem atrasar em 60, até 90 dias um processo de aquisição.”

Batista comenta também que um processo bem instruído, produzido nos modelos padronizados e que cumpre todos os requisitos necessários das listas de verificação (disponível na Resolução Sesa nº 1.013), é essencial para melhores compras e contratações para o Estado e que possibilita melhores serviços para a população. “Quem sente mesmo a diferença é a população, que terá um produto de qualidade ao melhor preço”, afirmou o diretor administrativo.

TREINAMENTO - A Coordenação de Governança em Aquisições iniciou a série de treinamentos em setembro. Nesta primeira etapa participaram em torno de 300 pessoas de forma online. Foram 12 encontros de 1h30 cada realizado duas vezes na semana. O formato à distância, cumprindo as medidas sanitárias para o período da pandemia, propiciou redução de custos com maior alcance, por dispensar o deslocamento de servidores para o nível central.

Para o coordenador de Governança em Aquisições, Milton Proença Júnior, o treinamento é o início de uma mudança na gestão administrativa. “Identificamos uma necessidade de atualização e sincronização do conhecimento em relação aos processos. Muitas pessoas se aposentam e o conhecimento não é repassado, por isso, disponibilizar a informação em materiais digitais é bastante interessante. Em módulos organizamos diversos temas para que toda a estrutura administrativa da Sesa possa ter acesso às informações necessárias para o melhor desempenho de suas atribuições.”

A equipe da Coordenação de Governança em Aquisições (CGOV) trabalhou na organização da Padronização da instrução dos processos, reunindo conteúdo e modelos para os conteúdos que foram aplicados no treinamento. Além dos encontros online, foi criada uma pasta no ambiente da Intranet destinada à Aquisições e Contratos, assim como grupos de whatsapp para otimizar o esclarecimento de dúvidas. Dessa forma, os servidores que não puderam acompanhar nas datas dos encontros, poderão acessar todo o conteúdo pelo ambiente criado na Intranet.

COMPRAS – A Sesa atua na gestão de compras e aquisições de insumos, produtos e serviços para as unidades hospitalares, regionais de saúde, hemobancos, laboratórios, áreas administrativas e também de instituições como o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), por exemplo. Rotineiramente a Diretoria Administrativa gere a contratação de compras e aquisições de aproximadamente 10 mil itens com variedade imensa. “Nós adquirimos e distribuímos desde insumos e equipamentos hospitalares, como também ração para a alimentação de animais que fazem parte de pesquisas do CPPI e materiais de escritório. Então é um universo imenso que precisamos acompanhar em relação aos custos reais para que façamos a aquisição no melhor preço”, finaliza o diretor administrativo, Carlos Batista.