48 automóveis para a Saúde da Família são entregues em Toledo  18/11/2021 - 17:48

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou nesta quinta-feira (18) 48 automóveis para reforçar a Estratégia da Saúde da Família (ESF) aos 18 municípios de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo.

“A Saúde descentralizada é o serviço chegando perto da casa das pessoas. A entrega destes carros irá possibilitar diversos atendimentos domiciliares, dentro da casa dos paranaenses, fomentando e reforçando este programa fantástico que é a Saúde da Família”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Os automóveis 0 km, modelo Gol, da Volkswagen, com motor 1.0, ar-condicionado, direção hidráulica e quatro portas, foram adquiridos por R$ 34,5 mil cada, somando um investimento de mais de R$ 1,6 milhão somente na 20ª Regional.

Ao todo, 1.211 veículos foram comprados pelo Governo do Estado na maior renovação da história da frota da Saúde. São mais de R$ 41,7 milhões de recursos do tesouro do Estado investidos.

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, representou os gestores da Região e agradeceu a doação, de maneira definitiva dos automóveis. “Estamos muito felizes em receber estes veículos porque estes carros irão auxiliar no atendimento dos idosos, dos acamados, na busca ativa da vacinação e principalmente, no reforço da regionalização da Saúde”.

ENTREGAS – Esta é a 16ª entrega de veículos, somando 790 automóveis. Já foram entregues também veículos para as Regionais de Saúde de Francisco Beltrão, Paranaguá, Maringá, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Metropolitana, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Pato Branco, Guarapuava e Cianorte.

DISTRIBUIÇÃO – A divisão dos carros é realizada de acordo com o número de equipes da Saúde da Família em cada município. Foram entregues veículos para Assis Chateaubriand (4), Diamante D’Oeste (1), Entre Rios do Oeste (1), Guaíra (4), Marechal Cândido Rondon (6), Maripá (1), Mercedes (1), Nova Santa Rosa (1), Ouro Verde do Oeste (1), Palotina (5), Pato Bragado (1), Quatro Pontes (1), Santa Helena (3), São José das Palmeiras (1), São Pedro do Iguaçu (1), Terra Roxa (3), Toledo (12) e Tupãssi (1).

HOSPITAL REGIONAL – Na ocasião, Beto Preto também aproveitou para ressaltar o compromisso do Governo do Estado para o funcionamento do Hospital Regional de Toledo, demanda antiga da Região.

“Vamos cumprir com nossa promessa e apoiar os 18 municípios para disponibilizar equipamentos e toda ajuda necessária para que este hospital possa estar disponível para a população o mais breve possível”, afirmou.

O Estado já investiu R$ 13 milhões nesta unidade que, aberta, vai fortalecer as estruturas da rede hospitalar de toda a Macrorregião Oeste além de ampliar a Rede Estadual.

PRESENÇAS – Estiveram presentes o secretário de Estado da Administração e da Previdência, deputado Marcel Micheletto; a secretária municipal de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski; o presidente do Consamu e prefeito de Palotina, Luis Ernesto de Giacometti; o presidente do Ciscopar e prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Souza Correia; o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschimidt; o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, vereador Leoclides Luis Roso Bisognin; o diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli; o representante regional da Casa Civil, Mateus Ramos; a presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems), Marciane Specht; além de demais colabores e gestores municipais das cidades de abrangência da 20ª Regional.