Atenção Primária à Saúde
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.
Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS), devendo orientar-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade.
Atenção Primária à Saúde no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), no seu Mapa Estratégico, define como missão formular e gerir a política estadual de saúde para fortalecer o SUS, em consonância com as realidades regionais, com a participação da sociedade, visando à qualidade da saúde da população, reconhecendo a APS como a principal articuladora e coordenadora da atenção à saúde em todos os municípios do Paraná. Atuando com ações de promoção, prevenção e cuidado, com políticas de atenção integral e suas linhas de cuidado.
Na estrutura hierárquica da SESA/PR, encontra-se a Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde (DAV), na qual está a Coordenadoria de Atenção à Saúde (COAS). Nessa coordenadoria, encontra-se a Gerência de Atenção Primária à Saúde (GAPS) e a Divisão Saúde da Família (DVSAF), que junto com as demais áreas desta coordenadoria e com a Seção de Atenção Primária das Regionais de Saúde têm a missão de fortalecer a APS para atender a população do território paranaense.
Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde Financiamento Federal da APS Estratégia e-SUS
Estabelecimentos de Saúde da APS Equipes da APS Indicadores da APS
Cobertura vacinal Vacinas Dengue
Informativos Digitais da APS
Referências
Política Nacional de Atenção Básica
Anexo XXII da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017 (Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017) - Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Versão Completa
Contato
Gerência de Atenção Primária à Saúde - GAPS
Coordenadoria de Atenção em Saúde - COAS / Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde - DAV
Gerente: Sidneya Marques Svierdsovski
E-mail: gaps@sesa.pr.gov.br
Telefone: (41) 3330-4491 e 3330-4577
Divisão de Atenção à Saúde da Família - DVSAF
Telefone: (41) 3330-4513