Ações de enfrentamento da pandemia no Paraná são apresentadas para legisladores municipais do Oeste 03/12/2021 - 12:35

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, apresentou as ações de enfrentamento da Covid-19 no Paraná, no 8º Encontro da Associação das Câmaras de Vereadores do Oeste (Acamop) em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira (3).

Destacaram-se as estratégias de rastreamento e monitoramento da doença, com aumento na testagem e liderança nacional na realização de exames; a abertura de leitos exclusivos dobrando a Rede Hospitalar existente; a compra de respiradores com o valor mais baixo do País; a articulação para aquisição de medicamentos e cilindros de oxigênio e todas as ações que envolvem a campanha de vacinação no Estado.

“É importante que todos conheçam essa linha do tempo da pandemia no Paraná, porque alguns prefeitos e vereadores não estavam à frente da gestão desde o início da doença. Hoje apresentamos ações vitoriosas, com a orientação e apoio do governador Ratinho Junior, que sem dúvidas salvaram centenas de paranaenses”, afirmou o secretário.

RETOMADA – Além das medidas de enfrentamento da doença, foram apresentadas as ações de retomada para o pós-covid, com foco no atendimento e suporte aos sequelados. A estratégia inclui a realização de cirurgias eletivas, reforço na Atenção Primária com foco na Saúde Mental e Política do Idoso.

Na ocasião, Beto Preto também agradeceu a colaboração dos municípios. “O apoio dos gestores municipais, em conjunto com o poder Legislativo, tem sido essencial para que pudéssemos realizar essas ações desde o início da pandemia. Nosso esforço é tripartite, precisamos continuar avançando, e por isso contamos com essa parceria”, disse.

PARTICIPAÇÕES – Estiveram presentes o presidente da Acamop, Jorge Rieger; o prefeito de Jesuítas e presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP); Júnior Weiller; vereadores da Região Oeste e diretores das Regionais de Saúde da Macrorregião Oeste.