Ações do Paraná são destaques em Congresso Internacional de Odontologia 04/10/2023 - 17:34

O Paraná foi destaque sobre as iniciativas desenvolvidas para fortalecer e promover a saúde bucal da população do Estado, durante abertura do XV Congresso Internacional de Odontologia, que teve início nesta quarta-feira (4), na Expo Unimed, em Curitiba. O encerramento será na sexta-feira (06). "Temos trabalhado na promoção de diversas ações na área da odontologia, sobretudo nesse período de retomada da normalidade do pós-pandemia”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto. “São investimentos sólidos em infraestrutura, capacitação, inovação, e atenção primária, promovendo uma abordagem mais abrangente e eficaz para o bem-estar bucal dos paranaenses", afirmou.

Segundo ele, desde 2019 o Estado investiu mais de R$ 72 milhões na saúde bucal, o que garantiu 5,6 milhões de atendimentos. “Apenas no último ano, foram R$ 34,9 milhões para a aquisição de 1.399 kits odontológicos que incluem equipamentos essenciais como cadeiras odontológicas, equipamentos, mochos, amalgamadores e fotopolimerizadores, fundamentais para equipar os consultórios nos municípios”, disse.

Além do investimento nos kits, a Sesa também direcionou cerca de R$ 4 milhões para clínicas odontológicas nas Universidades Estaduais de Maringá (UEM), do Norte do Paraná (UENP) e Oeste do Paraná (Unioeste).

Em 2023, a Sesa implementou a odontologia no Hospital Regional de Guarapuava, no Centro-Sul, um investimento anual de R$ 200 mil. Adicionalmente, a odontologia hospitalar foi ampliada nos Hospitais de Francisco Beltrão, no Sudoeste, e no Hospital Regional do Litoral, com foco no atendimento de pacientes que necessitam de sedação em ambiente hospitalar, em particular aqueles com deficiências. O serviço está em processo de expansão, com discussões em andamento com Hospitais Universitários para atender a essa demanda crescente.

CONGRESSO - A Associação Brasileira de Odontologia - Seção Paraná é a organizadora do XV CIOPAR (Congresso Internacional de Odontologia do Paraná). O tema do encontro é "Pela ética na odontologia". Ao longo do evento, serão realizadas palestras com a participação de acadêmicos, doutores, cientistas e referências na área de odontologia.

"Estamos muito felizes em promover discussões e condições que possam fortalecer essa área tão fundamental da saúde. É preciso reconhecer também o empenho do Governo do Estado na valorização da odontologia paranaense", afirmou o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Aguinaldo Farias.

Ações do Paraná são destaques em Congresso Internacional de Odontologia
    Secretário reforça ações do Estado em saúde bucal no XV Congresso Internacional de Odontologia