Beto Preto debate estratégias conjuntas com secretários de Saúde do Vale do Ivaí 07/12/2021 - 15:26

O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (7) e reuniu secretários municipais que fazem parte do Vale do Ivaí. Na pauta, os gestores puderam conversar com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e apontar conquistas e dificuldades que cada município passou durante este ano e quais são as perspectivas para o próximo.

Beto Preto também apresentou o panorama das ações da Sesa neste período da pandemia, agradeceu o empenho dos municípios no apoio ao modelo de vacinação contra a Covid-19, que tem sido um diferencial no Paraná.

Durante a reunião, trataram sobre a perspectiva de atendimentos realizados nos hospitais da região, as demandas por parte da população, a compra de equipamentos, além dos efeitos que surgirão a partir de agora, no pós-pandemia. O assunto de destaque discutido pelo grupo foi a Saúde Mental e a importância em fortalecer a assistência na região.

Para o secretário, os encontros são muito produtivos para alinhar estratégias e discutir demandas comuns, com o auxílio do Estado, especialmente na política de regionalização adotada pelo Governo.

“Temos feito alguns encontros com secretários de várias regiões do Paraná. Recebemos hoje os da 16ª Regional de Saúde. Uma reunião muito cordial, de amigos e todos entendendo as vantagens e o avanço da Saúde no Estado no mandato do governador Ratinho Junior. Quero agradecer os prefeitos, secretários municipais, a todas as equipes que não param de trabalhar”, enfatizou, Beto Preto.

O Vale do Ivaí representa mais de 300 mil habitantes nos municípios de Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí.

O presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde da 16ª Região (Cresems), e secretário Municipal de Saúde de Arapongas, Moacir Paludetto Jr, esteve presente e falou sobre a expectativa de mais investimentos na região.

“Temos a discussão da implantação de um CAPS III em Jandaia, que já é referência na especialidade de Saúde Mental, da implantação de vagas no Hospital Regional, e a implantação do CAPS infantil no município de Arapongas. Sempre tivemos o apoio do secretário nas ações feitas não só durante a pandemia e agora saímos ainda mais fortalecidos”, disse Moacir.

PRESENÇA – Além dos secretários municipais, estiveram presentes na reunião profissionais e coordenadores da saúde, vereadores da região, apoiadores e o presidente do Conselho de secretarias municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Ivoliciano Leonarchik e o presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), Marcello Machado.