Beto Preto participa de Fórum de Nacional de Vice-governadores 16/04/2021 - 16:45

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, representou o Paraná em reunião do Fórum Nacional de Vice-governadores realizada hoje (16) via online.

O tema foi “Saúde e esforços pela diplomacia da vacina contra a Covid-19” e o encontro contou com a participação da senadora Kátia Abreu, que preside a Comissão de Relações Exteriores no Senado Federal e representantes do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e embaixadas da China e Estados Unidos.

“Encontros como este são importantes apara avaliação do cenário nacional e internacional da vacinação contra a Covid-19”, disse o secretário Beto Preto. “Além disso, o debate com a participação dos governos, do legislativo e de organizações abre espaço para discussões de ações institucionais conjuntas”, afirmou Beto Preto.

O secretário Beto Preto explicou que ações implantadas pelo Governo do Paraná para ampliar o aceso da população à vacina contra a Covid-19 estão servindo de exemplo para outros estados. “As campanhas Vacinação de Domingo a Domingo, com funcionamento de pontos de durante todos os dias da semana, e o Corujão da Vacina, com a aplicação de doses também no período noturno, já contam com a adesão de muitos municípios e esta movimentação fará diferença em relação ao número de vacinados no estado”, disse o secretário Beto Preto.

Fórum - A senadora Kátia Abreu,convidada para abertura do Fórum reforçou que a união de todos os setores é fundamental. “As novas cepas da Covid-19 se desenvolvem à velocidade da luz e para este enfrentamento temos que agilizar medidas que possam diminuir os riscos para a população; tudo que possa trazer a cura é salutar”, ressaltou a senadora.

A representante da Opas no Brasil, Socorro Gross Galiano, destacou a importância do compartilhamento de informações e conhecimentos. “A situação é desafiadora e nesta fase da pandemia a Opas, que reúne países com várias características e tendências, busca por mais vacinas para os mais necessitados; estamos advogando por mais vacinas”, ressaltou.

Socorro Gross relatou que vários mecanismos estão sendo avaliados e acionados principalmente para o apoio à produção e aquisição de vacinas em escala. “E queremos aqui deixar nosso reconhecimento ao Plano Nacional de Imunizações, que deve continuar sendo fortalecido em todos os estados. Nosso agradecimento a cada profissional envolvido na tarefa de vacinação; a diplomacia e todos os esforços internacionais são importantes, mas o trabalho de cada vacinador hoje é essencial”, complementou a médica e representante da Opas.