Cinco regiões realizaram as etapas preparatórias para a V Conferência Estadual de Saúde Mental 19/02/2022 - 10:02
A etapa preparatória para a V Conferência Estadual de Saúde Mental do Paraná segue promovendo o debate entre os profissionais da área, prestadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes de usuários. Nesta sexta-feira (18), foi a vez da 15ª Regional de Saúde, em Maringá, realizar o debate sobre o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços de atenção psicossocial no SUS. O encontro reuniu 191 participantes e teve o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Saúde).
Nesta etapa da conferência, que é regional, são apresentadas propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual, e posteriormente passarão para o âmbito federal. A V Conferência Estadual de Saúde Mental do Paraná será realizada em Curitiba, nos dias 25 e 26 de abril de 2022.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, que atua como conselheira do Conselho Estadual de Saúde (CES) e integra a Comissão Organizadora falou sobre a importância desses encontros.
“Estamos nos preparando para a Conferência Estadual, um importante fórum de debate e deliberação aberto a todos os segmentos da sociedade. A principal finalidade é avaliar a situação atual da saúde mental.
O evento também foi realizado em outras quatro regionais. O primeiro aconteceu na quarta-feira (9), na 13ª Regional de Saúde de Cianorte, na sequência, foi a vez de Guarapuava (5ª RS), Campo Mourão (11ª RS) e nesta quinta-feira (17), na 7ª Regional de Pato Branco. Até ao final mês, Medianeira (9ªRS) e União da Vitória (6ª RS) realizam as próximas conferências.
“Depois do encontro estadual, teremos a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontecerá em Brasília no mês de novembro que será determinante para novas ações e fortalecimento dos programas já existentes”, completou.