Com investimentos do Estado, hospital de Nova Aurora terá novos equipamentos 05/07/2024 - 08:17

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), autorizou nesta quinta-feira (2) o repasse de R$ 2,3 milhões ao Instituto Aurélio Regazzo, no município de Nova Aurora, no Oeste do Paraná, destinados à aquisição de equipamentos hospitalares e mobiliário. O objetivo é aprimorar a infraestrutura e otimizar o acesso aos serviços de saúde com maior qualidade e conforto para pacientes e profissionais.

Entre os principais equipamentos a serem adquiridos estão um aparelho de ultrassom de última geração, kits de entubação, arco cirúrgico cadeiras de rodas, macas e poltronas.

“No Paraná, a regionalização acontece na prática. Temos uma gestão que olha a Capital e os outros 398 municípios de maneira igualitária. Este é um hospital que realiza cerca de 300 cirurgias eletivas por mês. Reforçar sua estrutura é garantir ainda mais qualidade aos munícipes e a todos que precisem de atendimento na região”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Atualmente, o hospital dispõe de 47 leitos, sendo referência para atendimentos de urgência. A unidade também oferta serviços de cirurgia geral, pediatria, cirurgia plástica, ortopedia, ginecologia e cardiologia.

O prefeito José Aparecido de Paula e Souza comemorou os investimentos. “Esse hospital tem uma importância incalculável para a comunidade e toda a região. São novos aparelhos que vão trabalhar pela vida da nossa população, agradecemos a todos que se esforçaram para que esse momento acontecesse”, ressaltou.

INAUGURAÇÕES – Também nesta quinta-feira foram inauguradas uma Unidade de Saúde da Família (USF) em São Miguel do Iguaçu e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Medianeira, também na região Oeste do Estado, somando um investimento superior a R$ 2,8 milhões. O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços de Atenção Primária, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em São Miguel do Iguaçu, a USF, localizada no Jardim Paraguaçu, teve um aporte de R$ 1,7 milhão, sendo R$ 650 mil do governo estadual. O restante dos recursos é proveniente de emendas parlamentares e contrapartida municipal. A unidade é composta por uma equipe de saúde da família e uma equipe de saúde bucal.

Com área de 311 m², o espaço conta com sala de vacinas, sala de espera, farmácia, puericultura (desenvolvimento infantil), sala de reuniões, de odontologia, um consultório de enfermagem e um consultório médico, além da central de esterilização de materiais.

Em Medianeira, a nova UBS fica no bairro Belo Horizonte II, tendo também 311 metros quadrados. Possui 24 salas, distribuídas entre consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem. Para a obra, o investimento do Governo do Estado também foi de R$ 650 mil e os demais recurso do município.