Com mutirão de cirurgias emergenciais, Estado realizou 100 procedimentos em uma semana na Região Oeste 23/02/2023 - 13:58

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), realizou, desde a última quinta-feira (16), cerca de 100 cirurgias de caráter emergencial na unidade, com procedimentos que vão desde ortopedia até emergência vascular. A estratégia atua como medida de retaguarda para desafogar as filas de atendimento cirúrgico, aumentando a rotatividade e auxiliando as Unidades de Pronto Atendimento.

“Este é um número expressivo, que revela uma capacidade de atendimento valorosa do HUOP, sobretudo quando consideramos a alta demanda que períodos festivos, como o Carnaval, acabam produzindo nas redes de Urgência e Emergência. Por isso, quero parabenizar e ressaltar mais uma vez a parceria que temos desenvolvido com o Hospital Universitário e toda a Unioeste, que sempre se prontificou em contribuir com a qualidade de vida do povo paranaense”, destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Apenas na última quarta-feira (20), 20 cirurgias de emergência foram realizadas pelas equipes multidisciplinares do HUOP. Os procedimentos cirúrgicos foram: 10 cirurgias no setor de ortopedia, uma torácica, três cirurgias gerais de emergência, uma eletiva geral, uma cirurgia de bucomaxilo, três cirurgias de emergência vascular e uma cirurgia de emergência de neurologia. A expectativa é de que os mutirões tenham continuidade nos próximos dias.

Para o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, os procedimentos revelam o comprometimento do hospital com o atendimento à Região Oeste.

"O HUOP tem se provado como uma unidade de referência no atendimento ao cidadão paranaense, e estes números reforçam essa atuação. Diante de uma situação de alta demanda, nos colocamos à disposição da Sesa para garantir que ninguém fique desassistido”, explicou.

OPERA PARANÁ – Mesmo com a pandemia, o Estado do Paraná realizou mais de 1,5 milhão de cirurgias eletivas desde 2019. No último ano, o governo do Estado deu início ao maior programa de cirurgias eletivas da história, o Opera Paraná, com um aporte de R$ 150 milhões. A segunda fase do programa, prevista para ter início ainda neste ano, também receberá o mesmo investimento.