Com previsão de 20 mil atendimentos ao mês, AME de Campo Mourão irá transformar estrutura assistencial da região 12/01/2023 - 16:29

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, autorizou, nesta quinta-feira (12), o processo licitatório de quase R$ 26 milhões para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no município de Campo Mourão e que irá atender toda a região.

"Essa não é uma obra para dois ou cinco anos, mas para 30 anos. O governador Ratinho Junior nos incumbiu a missão de levar o atendimento até a casa das pessoas e sob essa orientação que realizamos todo o planejamento dos ambulatórios. Ao todo, são 11 AMEs no Estado levando mais serviços especializados para os usuários do Sistema Único de Saúde", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A unidade, que será construída num espaço de aproximadamente quatro mil metros quadrados, contará com 37 consultórios e dez salas de exames, permitindo uma capacidade médica de até 20 mil atendimentos por mês.

"É um investimento grande e muito especial para a região. Sempre afirmei que a Sesa deve estar próxima dos municípios e é exatamente isso que encontramos nessa gestão. O olhar municipalista tem garantido grandes avanços ao interior e o AME é mais uma prova desta capacidade", reforçou o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli.

Dentre as especialidades atendidas, o  ambulatório ofertará procedimentos de oftalmologia, cardiologia, pediatria de alto risco, neuropediatria, ortopedia, traumatologia, cirugia geral, entre outras. A unidade contará com equipe multiprofissional especializada, destinada a atender os usuários com condições complexas ou muito complexas, e será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde de Campo Mourão (Ciscomcam).

"Esse ambulatório representa um novo passo na história de todos os municípios que integram o Consórcio. Temos apenas a agradecer por toda a parceria e comprometimento que encontramos na figura do secretário Beto Preto e do governador Ratinho Junior", destacou o presidente do Ciscomcam, Rafael Brito.

PRESENÇAS - Também estiveram no evento o deputado estadual Douglas Fabrício; o presidente da Câmara de vereadores de Campo Mourão, Edilson Martins; o secretário de Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique; além de prefeitos e lideranças locais

AMES – O Paraná está construindo outros dez desses ambulatórios, em várias regiões, com capacidade para mais de 32 mil consultas por mês. Serão contemplados os municípios Jacarezinho (Norte Pioneiro), Cianorte (Noroeste), Cornélio Procópio (Norte), Irati (Centro-Sul), Ivaiporã (Norte, Vale do Ivaí), Ponta Grossa (Campos Gerais), Paranaguá (Litoral), Paranavaí (Noroeste), São José dos Pinhais (RMC) e União da Vitória (Sul).