Comitê da Dengue se reúne para analisar novos números da doença no Paraná 31/05/2022 - 17:49

A Secretaria de Estado da Saúde realizou nesta terça-feira (31), em Curitiba, a segunda reunião do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue, onde foram discutidas ações de mobilização e vigilância permanente com o objetivo de reduzir os casos da doença e o número de óbitos no Paraná. As instituições que compõem o Comitê indicaram representantes para participar da reunião e serem multiplicadores no controle do mosquito aedes aegypti.

O encontro trouxe o panorama da situação epidemiológica da dengue no Brasil e Paraná e a atualização das ações desenvolvidas pelas secretarias, órgãos do Estado e representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc/PR).

Atualmente, o Paraná é o terceiro Estado com o maior número de casos graves da doença, com 1.265 casos. Apenas Goiás (2.972) e São Paulo (1.359) ultrapassam esse número, e por isso a importância em conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

“Precisamos desse alinhamento de ações com os vários órgãos de Estado, pois o trabalho integrado realizado com a parceria das demais secretarias e instituições possibilita o desenvolvimento de ações de combate à dengue em tempo oportuno para que não ocorra um aumento ainda maior nos números, principalmente dos casos graves”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

De acordo com o boletim semanal da dengue, divulgado pela Sesa nesta terça-feira (31), mais seis mortes pela doença foram registradas no Paraná, totalizando 38 óbitos neste período epidemiológico, que iniciou em 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

O 40º Informe Epidemiológico contabilizou 11.597 novos casos, um aumento de 17,14% em relação aos números do boletim da semana anterior. São 79.252 confirmações da doença e 127.466 casos prováveis. Dos 382 municípios que registraram notificações de dengue, 340 confirmaram a doença, sendo que em 304 deles há casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes.

Os óbitos foram confirmados em Foz do Iguaçu, Cascavel (2), Maringá, Jataizinho e Primeiro de Maio. São quatro mulheres e dois homens entre 62 e 95 anos. As mortes ocorreram entre os dias 15 de abril e 19 de maio de 2022.

SESC – A representante do Sesc/PR, Giovanna Castellano, anunciou a prorrogação da campanha “Aqui o mosquito não entra”, iniciada em 2021, e que encerraria nesta terça. Tendo em vista o atual cenário existente no Estado, será estendida até ao dia 19 de junho. A ação digital incentiva a população registrar imagens de focos do mosquito e na sequência a sua eliminação. O aplicativo mostra em tempo real a eliminação desses criadouros. A estratégia tem como objetivo conscientizar sobre áreas como saúde e meio ambiente. Atualmente, 278 municípios participam da ação, mas a meta é atingir os 399 existentes. Para participar da atividade, basta realizar o download do aplicativo Sesc. Até o momento, 5.710 pessoas já participaram desta iniciativa. O passo a passo pode ser conferido clicando neste link.

SETI – A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, reforçou o apoio dos grupos de pesquisa de universidades estaduais, com a disponibilização de drones para locais de difícil acesso, armadilhas, vídeos institucionais sobre a doença e prevenção, entre outras experiencias para conter o avanço da dengue no Estado.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, que presidiu a reunião, ressaltou a necessidade de reforçar as campanhas e uma atuação mais intensiva junto à população. “Estamos monitorando todos os municípios, principalmente as áreas com maior incidência. Chegamos no momento em que, pelas temperaturas mais baixas, a tendência é de diminuição dos casos e da transmissão da dengue. Ainda assim, é imprescindível fortalecer as ações de enfrentamento neste momento”, finalizou.

COMITÊ - Foi criado em 2019, com o objetivo de implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à doença. O comitê é composto por 13 secretarias, autarquias e órgãos do Governo do Estado. Neste encontro estiveram presentes representantes do Ministério Público, Defesa Civil, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Conselho Estadual de Saúde, Conselho das Secretarias municipais de Saúde (Cosems-PR), Unimed, Casa Militar, além de profissionais da área da Sesa.