Conferências discutem propostas e diretrizes para a Saúde em todo Estado 20/03/2019 - 14:50
As conferências definem as diretrizes de política de saúde e representam o maior evento de participação social no Brasil, envolvendo os segmentos dos usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores da Saúde.
A Secretaria da Saúde do Paraná participa do processo no segmento gestor e dá suporte e assessoramento às conferências municipais e estadual.
Segundo o secretário Beto Preto as conferências proporcionam “momento único para a sociedade apresentar propostas de reformulação das políticas públicas de saúde”. O tema principal deste ano é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos que encaminham as propostas são: Saúde Como Direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento de Sistema Único de Saúde (SUS).
ESTADUAL – As conferências municipais são preparatórias para a Conferência Estadual de Saúde do Paraná marcada para os dias11, 12 e 13 de junho, em Curitiba. O evento está sendo organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES/PR) e deve reunir mais de 1.500 participantes entre delegados eleitos em plenárias dos segmentos, observadores de várias entidades e convidados.
“Vamos rever, analisar e propor o Sistema Único de Saúde que queremos aqui no estado do Paraná reiterando os compromissos do Governador Ratinho Júnior de regionalização da saúde”, afirmou Beto Preto.
O secretário da Saúde ressaltou ainda a importância da participação social nos eventos. “Vamos construir uma relação direta, olho no olho da população e é nesse sentido que queremos pedir a mobilização dos paranaenses nas conferências”