Em um mês de vacinação contra a Covid-19, mais de 308 mil doses foram aplicadas 18/02/2021 - 17:35

Em um mês de vacinação contra a Covid-19, o Paraná somou nesta quinta-feira (18) 308.972 mil doses aplicadas, sendo 271.275 da primeira dose e 37.697 da segunda dose. Até o final desta manhã, 271.275 paranaenses haviam sido vacinados.

Se usado o cálculo de média por 31 dias o Estado apresenta cerca de 9,96 mil doses aplicadas/dia.

A primeira dose vacina foi aplicada em 18 de janeiro, às 22h48. A enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, que atua no Complexo do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus no Paraná. O Complexo do HT é uma das unidades de referência no Estado para o tratamento da Covid-19. Na mesma noite, outros sete profissionais que trabalham no CHT receberam a dose.

Em ação inédita no país, em menos de 27 horas, as doses já estavam registradas pelo Governo do Estado e haviam chegado às 22 Regionais de Saúde. “A operação teve todo o apoio do estado, com foco em agilizar a chegada da vacina a todos os municípios”, afirmou o governador do Paraná, Ratinho Junior. O Governo do Estado disponibilizou inclusive a frota quatro aeronaves nesta força-tarefa de entrega das primeiras doses.

LINHA DO TEMPO - A linha do tempo da vacinação no Paraná aponta que no final de semana que antecedeu o recebimento da primeira remessa das vacinas do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde fez a entrega e insumos para todas as 22 Regionais de Saúde. Foram enviadas cerca de dois milhões de unidades  como seringas agulhadas, máscaras, aventais e luvas que estão sendo utilizados pelos trabalhadores nas mais de 1.850 salas de vacinação distribuídas nos 399 municípios paranaenses.

A primeira remessa, com 265.600 unidades da vacina Coronavac, enviada pelo MS, chegou no dia 18 de janeiro, no final da tarde. No dia 19, cerca de 132.779 doses já começaram a ser enviadas para as Regionais de Saúde para distribuição entre os municípios que iniciaram a aplicação da primeira dose.

Nesta etapa, que ainda está em seguimento, começaram a ser vacinados os idosos que vivem em Instituições de Longa permanência, indígenas aldeados, portadores de deficiências severas e trabalhadores da linha de frente da saúde.

Na sequência, no dia 23 de janeiro, o Paraná recebeu a segunda remessa do MS, com 86.500 doses da vacina Astrazeneca. Esta remessa foi toda distribuída entre as maiores regionais do Estado.

O Paraná ainda recebeu mais dois envios de doses da Coronavac; no dia 29 de janeiro, com 39.600 doses, sendo que 19.800 já foram enviadas para as regionais; e no dia 07 de fevereiro, 147.200 unidades, sendo que 71.990 já foram enviadas para as Regionais de Saúde.

O Estado recebeu até gora 539.900 sedes de vacinas contra a Covid-19, sendo que 91.790 estão em estoque, no Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) e estão sendo enviadas para as Regionais de Saúde para complemento das etapas de vacinação em andamento .

“Para a próxima semana existe previsão de que o Paraná receba nova remessa de doses de imunizantes contra a Covid-19 e seguiremos com a distribuição em todo Estado; nossa meta é que a vacina chegue a todos de forma segura e escalonada e para isso a Sesa segue os protocolos do Programa Nacional de Imunização, que é referência mundial”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Sesa publicou, no dia 15 de janeiro, o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, documento elaborado seguindo as diretrizes do PNI e teve a colaboração do Conselho de Secretarias Municipais de saúde do Paraná. O Plano estadual, publicado no site da Sesa (saúde.pr.gov.br) prevê os grupos prioritários para a imunização, processos de distribuição de doses, estrutura disponibilizada, além de informações técnicas e recomendações do Ministério da Saúde.

“Mesmo com a vacina, lembramos que o recebimento da dose não é álibi para descuido das medidas de proteção; reforçamos que é fundamental que todos sigam usando as máscaras de proteção individual, que façam constantemente a higienização das mãos e que mantenham o distanciamento social”, complementou Beto Preto.