Encontro da Sesa em Maringá discute ações para fortalecer Rede de Atenção à Saúde 10/10/2023 - 16:56

A secretaria estadual da Saúde (Sesa) realiza mais um workshop do PlanificaSUS Paraná, desta vez na 15ª Regional, com sede em Maringá, no Noroeste do Estado. O programa busca fortalecer a Rede de Atenção à Saúde, por meio da integração de duas outras redes essenciais para o atendimento à população pelo SUS: a da Atenção Primária à Saúde (APS) e a da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). O evento acontece nesta terça e quarta-feira (10 e 11), em Maringá, e reúne cerca de 90 pessoas dos 30 municípios de abrangência.

A Sesa realiza os trabalhos junto às unidades básicas para aprimoramento dos processos de trabalho e de identificação de soluções coletivas para problemas que surgem no cotidiano. Na pauta do encontro em Maringá estão temas referentes à territorialização, organização das salas de vacinas, estratificação de risco e integração dos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Participam profissionais de unidades básicas envolvidas no PlanificaSUS de Colorado, Floresta, Itaguajé, Mandaguari, Mandaguaçu, Marialva, Maringá, Nova Esperança, Paiçandu, Paranacity, Santa Fé, São Jorge do Ivaí, Sarandi e do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep), além de representantes da Vigilância em Saúde municipal.

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti David Lopes, os encontros devem ser periódicos para um trabalho realmente integrado entre as equipes. “É muito importante valorizar a Atenção Primária à Saúde para responder às necessidades e expectativas da população, pois esse é o primeiro contato da pessoa com os profissionais que fazem o atendimento”, ressaltou.

PROGRAMA - O PlanificaSUS é um projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Tem como objetivo implantar a metodologia da Planificação da Atenção à Saúde, fortalecendo a Atenção Primária e a organização da RAS no SUS.

Para a diretora da 15ª Regional, Daiane Camacho, esses encontros, que têm ocorrido periodicamente, proporcionam reflexões tanto para a qualificação da Atenção Primária quanto para a Atenção Ambulatorial Especializada, pois permitem, de fato, a integração entre estes dois pontos de atenção.

“Este ano, na 15ª Regional de Maringá, através do PlanificaSUS, foram realizados diversos encontros de educação permanente voltados para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde. Entre eles estão 12 Workshops e seis oficinas de tutores, possibilitando a capacitação de centenas de profissionais que atuam no SUS”, pontuou a diretora.

Na prática, em todo Paraná cerca de 8 mil profissionais de saúde, entre os que atuam nas Unidades Básicas, gestores, tutores dos municípios e regionais, estão envolvidos na estratégia.

Em 2021, todos os municípios do Estado aderiram ao PlanificaSUS Paraná, o que tornou o Estado o único do Brasil a realizar o projeto em todo o território. Atualmente, das 2.709 Unidades Básicas de Saúde, 894 foram indicadas para a implementação do programa pelos 399 gestores municipais. Além disso, participam do processo 34 ambulatórios.