Escolas particulares aderem campanha de vacinação para crianças e adolescentes no Estado 16/04/2025 - 13:18

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) formalizaram um termo de cooperação que prevê a adesão da educação privada à campanha de vacinação nas escolas neste ano. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria da Educação (Seed) e o Sinepe/PR, tem como objetivo facilitar o acesso à imunização de estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, diretamente nas instituições de ensino.  

A ação, que segue até 31 de maio, é opcional para as escolas particulares, mas fundamental para ampliar a proteção contra doenças imunopreveníveis. Em 2024, a iniciativa resultou na aplicação de 300 mil doses de vacinas, e a meta para este ano é imunizar cerca de 500 mil alunos.  

"A vacinação nas escolas é uma estratégia eficiente para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam protegidos. Ao levar a imunização para dentro das instituições de ensino, facilitamos o acesso das famílias e contribuímos para a prevenção de doenças. Essa parceria com o setor privado e a Seed reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública", destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.  

Haroldo Andriguetto Júnior, presidente do Sinepe/PR, ressaltou a importância da ação.

"A aproximação da campanha de vacinação às escolas particulares amplia o alcance da imunização, facilita o acesso dos alunos e incentiva as famílias a manterem as cadernetas de vacinação em dia. É uma iniciativa que beneficia toda a comunidade escolar", afirmou.  

As escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde de seu município para agendar a ação.  A ação contempla a aplicação de vacinas contra Influenza, Febre Amarela, Covid-19 e HPV, além da atualização de imunizantes como pentavalente, DTP (tríplice bacteriana), poliomielite e pneumocócica 10.