Governo do Paraná apresenta projetos de obras da saúde a gestores municipais 13/03/2025 - 14:03
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) apresentou, nesta quinta-feira (13), os projetos de infraestrutura hospitalar e ambulatorial planejados pelo Governo do Estado. O encontro, realizado durante o evento Saúde em Movimento 2025, em Foz do Iguaçu, reuniu diretores das Regionais de Saúde e gestores municipais, aproximando-os do programa de obras da Sesa e fortalecendo sua articulação com prefeitos de todo o Paraná.
Atualmente, a Secretaria desenvolve projetos para a construção e ampliação de Prontos Atendimentos Municipais (PAMs), Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Mistas de Saúde (UMSs), Maternidades e Centros de Fisioterapia. Essas iniciativas fazem parte da estratégia de regionalização e tem como finalidade ampliar o acesso à saúde pública.
"O Paraná tem avançado na qualificação da infraestrutura da saúde, garantindo que os municípios tenham melhores condições de atendimento. Com esse alinhamento entre Estado e gestores locais, conseguimos fortalecer a rede de atenção e entregar obras que realmente fazem a diferença na vida da população", destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A diretora do departamento de obras da Sesa, Mariana Cardoso, ressaltou a importância do envolvimento dos gestores municipais no processo. "São eles que conhecem de perto a realidade de cada cidade. Esse diálogo é essencial para garantir que os investimentos sejam bem aplicados e atendam às reais necessidades dos paranaenses", afirmou.
SAÚDE EM MOVIMENTO – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), promove entre os dias 11 e 13 de março em Foz do Iguaçu, o “Saúde em Movimento 2025”, evento que propõe atualizar gestores, prestadores e trabalhadores da área em ações estratégicas para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Estado.
O evento reúne diretores e técnicos de diversas áreas da Sesa, secretários municipais de saúde dos 399 municípios, dirigentes e apoiadores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), diretores dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, tutores do PlanificaSUS Paraná, coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).