Governo inaugura obras e anuncia novos investimentos para Quedas do Iguaçu 01/07/2024 - 09:31

O governador em exercício Darci Piana inaugurou neste sábado (29) obras de pavimentação, saúde e lazer e anunciou mais recursos para o município de Quedas do Iguaçu, no Centro Sul do Paraná. Os investimentos do Governo, entre obras finalizadas, licitadas e homologadas, somam R$ 36,5 milhões, com contrapartida municipal e financiamento de R$ 11,3 milhões, totalizando quase R$ 48 milhões de aporte.

Piana destacou que o Estado tem trabalhado para beneficiar todos municípios, sem distinções. “A nossa preocupação é atender a nossa gente. Aqui nós estamos conseguindo fazer tudo isso graças à parceria que temos com o município. Isso vem em benefício da nossa gente que mora aqui, que depende dessa cidade, que faz com que a gente consiga investir para melhorar as condições de saúde, de educação, de transporte, de ruas e assim por diante”, declarou.

“Nós estamos com obras da Sanepar, asfalto, entrega de um posto de saúde moderno, em condições de atender a população, e o novo hospital, uma espera de vários anos e que agora terminará”, concluiu Piana.

O prefeito Elcio Jaime da Luz ressaltou que com os investimentos conjuntos entre Governo do Estado e município será possível asfaltar praticamente toda a malha urbana da cidade. “Aqui as famílias não vão mais pisar com o pé no barro e nem levar poeira para dentro de casa. São R$ 5 milhões de investimentos de asfalto e eu tenho certeza que vai cobrir a maioria da malha viária”, explicou.

Na área da saúde, Piana também inaugurou a nova Unidade Básica de Saúde da cidade, que conta com 373 m², resolvendo o gargalo de atendimentos à população, uma vez que as outras unidades já não suportavam mais o aumento da demanda. O investimento total foi de R$ 1,3 milhão, sendo R$ 650 mil repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o restante de contrapartida municipal.

Outra obra que deverá transformar Quedas do Iguaçu é a reconstrução e ampliação do Hospital Municipal Dr. Auri Antônio Sanson, abandonado desde os anos 2000 e uma demanda antiga da população, não só do município mas de toda a região, incluindo cidades como Espigão Alto, Três Barras do Paraná e Rio Bonito do Iguaçu.

Com a pedra fundamental lançada neste sábado, é a obra com o maior investimento direto do Governo do Estado na cidade, com R$ 5,8 milhões repassados pela Sesa. O Ministério da Saúde e Caixa Econômica estão investindo R$ 4 milhões e a prefeitura outros R$ 4 milhões. O aporte total na reconstrução e ampliação da unidade é de mais de R$ 14 milhões.

Hoje o Hospital Municipal Dr. Auri Antônio Sanson atende de forma precária, em um lugar que não possibilita o atendimento de qualidade para a população. Depois de finalizada, a unidade deverá atender a população do município, que hoje é estimada em 30 mil pessoas, e das cidades vizinhas.

Ele prestará serviços de atendimento hospitalar de baixa e média complexidade, sem risco de vida ao paciente, através de pronto atendimento, procedimentos cirúrgicos, partos, diagnósticos de Raio X e ultrassonografia. Contará com 38 leitos de internamento clínico e cirúrgico, e outros 17 de pediatria e obstetrícia.

O principal objetivo da estrutura é fortalecer a rede de serviços ofertadas pelo SUS na microrregião, visando a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos na cirurgia geral, ginecológica e ortopédica de pequeno e médio porte. A área total será de 3.952,44 m², sendo que somente a ampliação soma 1.516,00 m². Depois do pronto, a expectativa da prefeitura é a formação de um consórcio entre os municípios para gestão da estrutura.

PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva; a vice-prefeita de Quedas do Iguaçu, Edith Maier; o presidente da Câmara de Vereadores, Eleandro da Silva; os deputados estaduais Adão Litro, Gugu Bueno e Luis Corti; o presidente da Associação de Municípios Cantuquiriguaçu e prefeito de Catanduvas, Professor Moisés, o prefeito de Espigão Alto do Iguaçu, Agenor Bertoncelo; além de lideranças locais.