Governo inicia nova fase de oficinas do Planejamento Regional Integrado 10/11/2023 - 14:14

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta sexta-feira (10), o primeiro encontro da 4ª fase de oficinas Macrorregionais do Planejamento Regional Integrado (PRI) no Paraná. A primeira Região contemplada é a Macrorregional Leste, que abrange 93 municípios das Regionais de Saúde de Paranaguá, Metropolitana, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória e Telêmaco Borba, numa soma de mais de 5,6 milhões de habitantes.

O objetivo da nova fase é implantar o Grupo de Trabalho Macrorregional (GTM) para análise e organização dos pontos de Atenção, sistemas de apoio e logística da Rede de Atenção à Saúde na Linha de Cuidado a ser priorizada. Ao todo serão seis fases dentro do PRI para implantação efetiva e monitoramento contínuo das ações. Ainda durante este mês serão realizadas oficinas nas Macrorregionais Norte, Noroeste e Oeste.

Nos encontros anteriores foram realizados o planejamento das ações estruturantes para o desenvolvimento do projeto; o diagnóstico e análise situacional da regionalização do PRI nas Macrorregionais e a análise de situação de saúde e identificação das prioridades sanitárias nessas Regiões.

“A palavra que define o PRI é regionalização. Todas as ações que compõem esse trabalho estão voltadas para a melhoria e qualificação dos serviços e principalmente, em levar a saúde para mais perto da casa dos paranaenses. Trabalhamos para manter o SUS cada vez mais fortalecido no Paraná”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As discussões envolvem as esferas federal, estadual e municipal. Participaram gestores e representantes da Sesa, do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde do Paraná (Cosems/PR) e da União, e conta ainda com o apoio técnico e metodológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP).

Durante a reunião, a secretária municipal de Saúde de Pinhais e representante do Cosems, Adriane da Silva Jorge reforçou a importância do encontro para o alinhamento de ações entre as três esferas em prol da população.

“As realidades dos locais são diferentes, e por isso a importância do trabalho integrado para um processo de trabalho que alcance as necessidades de todos. Cada momento que conversamos é um passo, ou uma reciclagem daquilo que já foi discutido”, afirmou.