HZS de Londrina faz reforma no PS para melhoria do atendimento 26/03/2021 - 15:16

O Hospital Zona Sul de Londrina (Hospital Dr. Eulalino Ignácio de Andrade/ HZSL), que faz parte da rede de unidades próprias do Estado, realizou reforma e adequação para melhoria do atendimento aos pacientes que buscam pelos primeiros cuidados no Pronto Socorro.

Uma sala, que era ocupada pelo setor administrativo, foi realocada para dar mais espaço ao PS, ampliando a área em 100 metros quadrados.

“Inicialmente, pode parecer uma obra pequena, mas neste momento em que a crise provocada pela pandemia é gravíssima e ocupa leitos em todas as instituições, houve um olhar de respeito e atenção redobrada dos gestores e servidores do hospital percebendo que a readequação desta sala desafogaria a situação de macas no corredor do Pronto Socorro, no período que o paciente está em observação. Assim que a Sesa recebeu este pedido do HZSL, a reforma foi autorizada”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

“É desta forma que o Governo do Estado promove a melhoria da saúde em todos os municípios, realizamos obras de grande porte como a abertura de três hospitais regionais, em Ivaiporã, Guarapuava e Telêmaco Borba, como ativação de mais de 4 mil leitos exclusivos para Covid-19 em todas as regiões e, por outro lado, também executamos simples readequações como esta do HZSL de Londrina, mas com enorme resultado para o usuário do sistema; são pequenas e grandes obras que retratam a meta da Sesa e do Governo do Estado de regionalizar os serviços de Saúde”, destacou Beto Preto.

A reforma envolveu recursos de R$ 40 mil, com ampliação da rede de oxigênio e gás comprimido, materiais de construção e móveis.

O novo espaço oferece mais de 100 metros quadrados para acolher as pessoas que estão recebendo cuidados médicos no Pronto-Socorro proporcionando leitos separados, assistência humanizada, privacidade, climatização, poltronas reclináveis para os acompanhantes, espaço para a administração de medicamentos e sanitários exclusivos para os pacientes.

Em 2021, o Pronto Socorro do HZSL já realizou mais de cinco mil atendimentos, incluindo casos de Covid-19.

“Com a pandemia, alguns ambientes tiveram de ser readequados para que o aumento exponencial do número de casos suspeitos ou confirmados da doença pudessem ser absorvidos, o que, por conseguinte, trouxe enormes desafios à manutenção da assistência aos pacientes não acometidos pela pandemia”, relatou o diretor do HZS, Geraldo Junior Guilherme. “Mas nossa equipe multidisciplinar não está medindo esforços para alcançar o pleno restabelecimento da saúde de todos aqueles que buscam ajuda na instituição”, complementou o diretor.

Covid - O Hospital Universitário continua sendo de referência para atendimento aos pacientes com Covid-19 na Região Norte. Desde o início de março, como apoio a rede estadual, os hospitais Zona Sul e Zona Norte de Londrina tiveram leitos clínicos abertos para o atendimento exclusivo da Covid-19.

O Hospital da Zona Norte teve 50 leitos clínicos ativados para atendimento Covid e o Hospital da Zona Sul teve 30 leitos na mesma categoria.