Hospital Regional de Cornélio Procópio recebe mais de R$ 16 milhões em investimentos 17/02/2022 - 13:52

O Governo do Paraná repassou nesta quinta-feira (17) recursos da ordem de R$ 16,41 milhões para o Hospital Regional Pioneiro, em Cornélio Procópio. O investimento é destinado à estruturação da unidade com novos equipamentos e mobiliário e vai melhorar o atendimento de usuários do SUS das 17ª, 18ª e 19ª Regionais de Saúde, que abrangem cidades dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Norte do Paraná, do Norte Pioneiro e também de Médio Paranapanema. Ao todo, a unidade beneficia um contingente populacional de 1.345.357 habitantes.

Na solenidade de repasse do recursos, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que os investimentos irão garantir acesso humanizado e de maior qualidade para a saúde. "O Hospital Regional Pioneiro de Cornélio Procópio atende uma grande e importante região do Estado. Agora, teremos os equipamentos mais modernos do mundo, prontos para serem utilizados pela população”, disse ele. “Esse repasse de recursos é mais um passo do nosso compromisso com a regionalização do atendimento à saúde, que firmamos desde o primeiro dia de gestão.", afirmou.

Os equipamentos adquiridos serão utilizados para capacitar o Hospital Regional no atendimento aos pacientes que necessitarem de UTI adulto, internação pediátrica, centro cirúrgico, CME, unidade de internação adulto, pronto atendimento e ambulatório.

PERTO DE CASA - O secretário estadual  da Saúde, Beto Preto, também reforçou que o compromisso do governo é com o atendimento mais perto da casa das pessoas. "Estamos dando um passo fantástico para consumar o sonho da abertura do hospital regional de Cornélio Procópio. Temos que trabalhar no modelo que está sendo estabelecido em Paranavaí, que deve ser seguido também aqui em Cornélio Procópio. O caráter municipalista da saúde é plataforma da gestão e tem total atenção e sensibilidade do governador Ratinho Júnior", destacou.

Para o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, o investimento torna realidade um grande projeto da área da saúde. "Estamos lutando pelo hospital regional há mais de uma década, é um sonho antigo de toda a região. Não adianta ter um hospital concluído se não tivéssemos recurso para equipar e mobiliar, para então decidirmos a melhor gestão. Uma obra que vai transformar a vida das pessoas", completou.

MAIS INVESTIMENTO - O dinheiro para o Hospital Regional faz parte de um pacote de R$ 26,9 milhões do Governo do Estado destinado ao município. Os recursos abrangem também as áreas da educação, infraestrutura e lazer. Ao Hospital Regional Pioneiro, o município de Cornélio Procópio também irá destinar mais R$ 863.715,90 de contrapartida, totalizando R$17.274.318,19 de investimentos.

PRESENÇAS - A cerimônia contou com o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; da deputada federal, Luísa Canziani; e dos deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli e Cobra Reporter