Mais Médicos Paraná realiza encontro para enfrentamento da pandemia 24/03/2021 - 19:08

Foi realizado hoje (24) de forma virtual o Encontro Científico Mais Médicos Paraná, que teve como foco a Atualização Clínica e Epidemiológica da Covid-19.

“O Paraná conta hoje com 852 médicos atuando por meio do programa em 284 municípios e distritos sanitários indígenas de Coronel Vivida, Guairá, Ortigueira, Tamarana e Manoel Ribas, compondo uma grande e importante força de trabalho neste momento de enfrentamento da pandemia da Covid-19, considerada a maior crise sanitária e humanitária da história; a participação destes profissionais tem sido fundamental para fortalecer o atendimento nos serviços de saúde do Estado”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, na abertura do encontro.

O Programa Mais Médicos foi lançado em 2013 pelo Governo Federal com o objetivo de diminuir a carência de profissionais em áreas consideradas prioritárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Wilmar Guimarães, participou do evento e destacou a importância da disseminação do conhecimento. “A Medicina exige esmero e dedicação diários; é preciso ainda que estejamos em harmonia seguindo princípios legais e científicos da área. Em que pese a autonomia profissional temos certeza que entre os profissionais médicos deve prevalecer o bem maior e a saúde de todos diante de indicações de tratamentos não reconhecidos em todos os tratamentos”.

A representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Cleide dos Santos Messias, ressaltou a parceira do Governo do Estado diante das questões da saúde. “O Estado tem sido parceiro e ouvinte, promovendo e incentivando ações que diminuem as desigualdades na assistência e serviços de saúde, disse a secretária de Saúde de Corbélia.

O encontro de hoje ainda teve a participação de médicos, supervisores, tutores, gestores envolvidos com o programa no estado e diretoria da Escola de Saúde Pública do Paraná, que promoveu o encontro.

Edital – O Programa Mais Médicos Paraná está com edital aberto com vagas relacionadas ao 23º Ciclo. No total, este edital apresenta 199 vagas. Trata-se do edital nº. 4, de março de 2021, e prevê a realização de chamamento público de médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil, com registro no Conselho Regional de Medicina. Este edital segue aberto até o dia 26 com início das atividades entre os dias 19 e 30 de abril.

O edital nº 5, também de março de 2021, que previa o chamamento público do Distrito Federal e Municípios para a renovação da adesão ao programa e confirmação para provimento de médicos pelo período de três anos foi encerrado no último dia 19, com a adesão de 100% dos 90 municípios elegíveis.