Municípios recebem recursos financeiros para o custeio de hospitais 03/04/2019 - 18:50
“O maior compromisso do Governo Ratinho Junior na área da saúde é levar atendimento de qualidade a toda população. Esta será uma grande inovação da gestão: atender as pessoas com carinho e perto de casa”, afirmou o secretário Beto Preto.
Cada município recebeu a liberação de R$ 110 mil para o repasse a hospitais já contratados, que atuam como porta de entrada da Rede Paraná Urgente. Foram beneficiados os municípios de Coronel Vivida, Colorado, Palmas, Chopinzinho, Dois Vizinhos, Piên, Guaíra e Manguerinha.
Os hospitais contratados precisam ter entre 50 e 100 leitos SUS ativos, ser referência para atendimento local ou microrregional, garantir estrutura de atendimento de unidades de forma ininterrupta, ter médico generalista e enfermeiro de plantão presencial durante todo o funcionamento.
“Vamos dialogar com todos os municípios e ampliar esta rede, trazendo mais especialistas para o atendimento; o objetivo é a regionalização da Saúde do Paraná”, complementou Beto Preto.
Participaram da assinatura de liberação, no gabinete do secretário, os deputados estaduais Wilmar Reichembach e Soldado Adriano, além de representante do deputado Francisco Buhrer e chefes de regionais de saúde do Paraná.
PREFEITOS – O presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini, disse que as prefeituras agradecem o aporte do estado e “em nome dos municípios parabenizou o governador Ratinho Junior pela nomeação de Beto Preto na SESA”.
O prefeito de Dois Vizinhos reafirmou o diferencial que os municípios percebem na gestão. “Estamos nos sentindo amparados e juntos vamos superar as dificuldades”, afirmou Raul Isotton.
“Com este apoio do Governo do Estado, a cidades poderão estruturar melhorias para a saúde”, disse Álvaro Scolaro, prefeito de Chopinzinho, e Marcos Mello, prefeito de Colorado, salientou que reconhece na gestão “a grande preocupação com a saúde e todos os paranaenses”.
O prefeito, Heraldo Trento, de Guaíra, destacou que o município está satisfeito com a nova visão da secretaria, “ com olhar voltado para a regionalização”.