Mutirão noturno de cirurgias vai agilizar atendimentos no Hospital Zona Norte de Londrina 02/12/2024 - 14:47
O Hospital Dr. Anísio Figueiredo – Hospital da Zona Norte de Londrina (HZN), no Norte do Estado, promove de 2 a 20 de dezembro um mutirão noturno de cirurgias eletivas. O horário estendido permitirá o agendamento de oito pacientes a mais por dia que estão na fila para as cirurgias de média complexidade – serão 120 cirurgias no total. Habitualmente, a unidade realiza cerca de 10 procedimentos diariamente.
O objetivo deste mutirão, promovido por meio Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é contribuir para a diminuição da fila de espera de pacientes por procedimentos, antecipando os atendimentos, uma vez que durante o período de férias muitos preferem não fazer a cirurgia por conta do período das festividades do fim de ano.
“Desde início da atual gestão, os investimentos do Governo do Estado na unidade somaram mais de R$ 82 milhões, destinados a novas aquisições, contratações, manutenção e gestão. Isso permitiu o avanço nos serviços prestados à população, principalmente nas especialidades de ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular e, recentemente, urologia”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.
No próximo sábado (7), também haverá atendimento eletivo no período da manhã, onde já foram convocados 14 pacientes para suas cirurgias.
O diretor do hospital, Reilly Lopes, explica que é o segundo ano em que o mutirão é realizado. “No ano passado nossa experiência deu certo e por isso estamos repetindo este ano. O centro cirúrgico vai funcionar até a meia-noite e todos aqueles pacientes eletivos que seriam atendidos entre os dias 20 e 30 de dezembro serão operados agora e poderão passar o Natal com suas famílias", afirmou.
O Hospital Zona Norte está sob a gestão da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas) desde outubro de 2021. Nos últimos dois anos, a unidade alcançou um recorde histórico em cirurgias eletivas desde a sua fundação, há 35 anos. Em 2019, de janeiro a novembro, foram 2.105 eletivas e 1.083 cirurgias de urgência. Neste ano, até novembro foram 5.320 eletivas e 1.662 de urgência.