Paraná e Santa Catarina estreitam parceria para qualificar serviços de saúde 07/04/2025 - 18:39

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) recebeu nesta segunda-feira (7) a visita do secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi Silva, acompanhado de uma comitiva técnica composta por cerca de 14 profissionais de diversas áreas da gestão em saúde. O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação entre os dois estados e construir, de forma conjunta, estratégias para qualificar ainda mais a oferta de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) à população.

Ao longo da visita, os profissionais catarinenses participaram de reuniões com equipes técnicas da Sesa, com representantes das diretorias de Atenção e Vigilância em Saúde, Regulação, Contratualização, Gestão em Saúde e Urgência e Emergência. A comitiva teve a oportunidade de conhecer também as iniciativas e práticas adotadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e a logística de transplantes da Central Estadual de Transplantes (CET), além dos processos de regulação e contratualização de serviços especializados.

O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, destacou a relevância do encontro e reforçou a importância de manter um diálogo constante com Santa Catarina.

“Essa aproximação é muito importante para discutirmos juntos os rumos do Sistema Único de Saúde nos nossos estados. Foi um momento de troca qualificada e aprendizado mútuo. Já deixamos o convite para retribuirmos a visita nos próximos meses”, afirmou.

Entre os temas debatidos estiveram o aperfeiçoamento e a ampliação e padronização dos exames da triagem neonatal — que já são realizados pela Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEP) para os dois estados —, os fluxos de assistência nas regiões de fronteira e a expansão da Oferta de Cuidados Integrados (OCI´s).

O secretário de Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi Silva, ressaltou o valor da parceria entre os dois estados.

“Viemos com uma equipe multidisciplinar para trocar experiências e buscar soluções conjuntas. Santa Catarina e Paraná são estados irmãos, com uma relação histórica de parceria. Queremos aprimorar os acordos já existentes e também avançar na construção de novas iniciativas”, afirmou.

“Acreditamos que é possível avançar de forma inovadora, por meio da cooperação entre os estados, e servir de exemplo para o restante do país. Mais do que a troca de serviços entre municípios vizinhos, nosso objetivo é compartilhar experiências e aprimorar práticas em áreas como transplantes, assistência farmacêutica, regulação do acesso e atenção primária à saúde”, completou.

A agenda também incluiu debates sobre desafios em áreas como cirurgias eletivas, atenção às doenças crônicas, saúde da mulher e a padronização de protocolos e processos entre as duas secretarias, reforçando o compromisso de ambos os estados com o fortalecimento do SUS e a integração regional da saúde pública.

GALERIA DE IMAGENS