Paraná encerra 4º Encontro da Rede do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS 12/11/2024 - 15:53
A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) concluiu, nesta terça-feira (12), o 4º Encontro da Rede do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Rede Cieges). Realizado em Curitiba, o evento começou na segunda-feira e reuniu gestores e profissionais da saúde de diversos estados para promover a troca de experiências e práticas bem-sucedidas na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O encontro teve como objetivo fortalecer a organização e o uso estratégico de dados no SUS, proporcionando uma plataforma para que estados compartilhassem métodos que potencializam a inteligência aplicada à gestão do sistema. Além das discussões e debates, os participantes puderam conhecer as instalações da Sesa, onde foram apresentados aos modelos e tecnologias implementados pelo Paraná para otimizar a gestão e a tomada de decisões em saúde pública.
"A Rede Cieges tem se consolidado como uma referência nacional na integração e desenvolvimento de soluções para o SUS, impulsionando avanços na eficiência e transparência dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. Esses encontros facilitam a integração dos estados com as práticas mais avançadas de saúde", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves.
Um dos grandes destaques do Paraná durante o evento foi a assinatura da plataforma “Paraná Saúde Digital”, financiada 100% pelo Governo do Estado. Com o uso da Inteligência Artificial, o sistema permite aprimorar e unificar dados e informações à gestão em saúde pública, integrando dados da Atenção Primária, Atenção Especializada, Regulação, Financiamento, entre outras questões fundamentais para a Rede de Atenção à Saúde no Estado.
“O evento foi muito produtivo, com uma grande representação nacional unindo profissionais de 22 estados que puderam trocar experiências sobre o processo de transformação digital do nosso sistema único de saúde, dando maior efetividade e qualidade às ações e serviços do SUS no Paraná e no Brasil”, ressaltou a Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.
Para o gerente do Cieges, Sandro Terabe, as discussões trouxeram resultados importantes para a colaboração entre os estados.
“O grande objetivo da rede Cieges é fomentar a integração por meio do compartilhamento de experiências. A Secretaria de Saúde do Estado do Paraná contribuiu muito em relação a métodos de organização de dados e construção de informação e esse modelo certamente será replicado em outros lugares”, avaliou.