Paraná mantém liderança nacional em testagem padrão ouro para detecção da Covid-19 21/05/2021 - 10:49
Segundo o boletim epidemiológico Covid-19 do Ministério da Saúde nº 62 de 13 de maio de 2021, o Paraná mantém proporcionalmente a liderança nacional em testagem RT-PCR considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para detecção do vírus Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19.
O documento mostra que o Estado realizou mais de 2,7 milhões de exames desde o início da pandemia. O número corresponde a cerca de 23,89% da população do Paraná, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 11,5 milhões de pessoas.
“Desde o início da pandemia a estratégia do Paraná em testar em massa tem auxiliado para um diagnostico mais rápido e preciso da doença, priorizando a utilização do padrão ouro que é o RT-PCR. Com isso as pessoas podem iniciar imediatamente o isolamento e também um tratamento para a doença”, afirmou o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior.
RECORDE – A Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 implantada pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) em abril de 2020 em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) ultrapassou nesta semana a marca de dois milhões de testes RT-PCR realizados. Esta foi a primeira central de testagem de alto processamento do Brasil e a unidade que mais realizou testes até agora.
“A parceria com o IBMP possibilitou que o Estado ampliasse a capacidade de testagem e sem dúvidas muitas vidas puderam ser salvas com a agilidade destes resultados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
CAPACIDADE – O Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) que anteriormente concentrava a realização dos exames com uma média de 120 testes/dia, passou a 600 testes/dia ainda no início da pandemia no Paraná, e com a inclusão dessa nova unidade no ano passado, o Estado ampliou a capacidade para atuais 10,6 mil exames/dia.
Os resultados são disponibilizados no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Ministério da Saúde em até 48 horas.