Paraná participa de iniciativa com a Anvisa para gestão integrada de dados na Vigilância Sanitária 13/11/2024 - 16:54
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) participou nesta quarta-feira (13), em Curitiba, de uma reunião estratégica com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) referente a atuação do Paraná na implementação do Conjunto Mínimo de Dados de Vigilância Sanitária (CMD-Visa). O encontro contou com equipes técnicas da Sesa, da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), além do coordenador de Articulação Interfederativa do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
O projeto CMD-Visa busca aprimorar a coleta e gestão de informações relacionadas à Vigilância Sanitária em nível nacional, possibilitando assim gerar informações estratégicas para organizar processos de trabalho, auxiliar no gerenciamento de riscos sanitários, subsidiar planejamento e a tomada de decisões.
Durante o encontro, foi apresentado à Anvisa detalhes e funções dos sistemas de informação e bases de dados utilizados pela Vigilância Sanitária do Paraná, como o Sistema Estadual de Informação em Vigilância Sanitária (Sievisa) e o Sistema Auto Termo Paraná. Também foram discutidas soluções tecnológicas para superar desafios na implementação, fundamental para alimentar o CMD-Visa com dados gerenciais confiáveis e estratégicos. De janeiro até agora foram registradas pelas equipes mais de 28 mil inspeções em diversos estabelecimentos, promovidas cerca de 3 mil ações educativas e emitidas mais de 25 mil licenças sanitárias, segundo registros do Sievisa.
Para a coordenadora de Vigilância Sanitária da Sesa, Luciane Otaviano de Lima, essa implementação promove melhoria na qualidade da gestão e na capacidade de tomar decisões diante de situações sanitárias. "Essa iniciativa reforça o compromisso do Paraná e da Anvisa em consolidar um sistema robusto de dados, essencial para otimizar as ações de vigilância sanitária e proteger a saúde da população", avalia.