Paraná promove segunda etapa de capacitação para ampliação da cobertura vacinal 22/08/2023 - 16:32

Com objetivo principal de ampliar a cobertura vacinal e capacitar os municípios para criação de estratégias, detecção de problemas e outras questões relacionados ao esquema vacinal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu início, nesta terça-feira (22), à segunda etapa da oficina de Microplanejamento para Vacinação de Alta Qualidade (MVAQ), do Ministério da Saúde (MS). O encontro segue até quinta (24), em Curitiba.

Diferente da primeira etapa, que reuniu 120 profissionais da Atenção e Vigilância em Saúde da região Sul (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina), esta fase é direcionada a 83 representantes das 22 Regionais de Saúde (RS), municípios e saúde indígena paranaense.

“O Governo do Estado vem trabalhando para que o Paraná volte a ter números expressivos de cobertura vacinal. Para tanto, desenvolvemos diversas campanhas e ações para promover a imunização. Todas essas iniciativas são de extrema importância, pois vacinar não se trata de um ato individual e sim um ato de cuidado e amor ao próximo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A terceira etapa da oficina, que envolve a multiplicação da metodologia do microplanejamento para as 22 Regionais de Saúde, está programada para as próximas semanas. Por fim, ocorrerá a aplicação do método em todos municípios paranaenses.

A nova metodologia será aplicada em todas as ações de vacinação, inclusive na Campanha de Multivacinação, programada para acontecer no Paraná entre 14 e 28 de outubro de 2023, tendo 21 de outubro como o Dia D.