Paraná recebe prêmio nacional por programas de Vigilância em Saúde do Trabalhador 08/11/2024 - 17:50

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi destaque no 12º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renasttão), realizado de terça a quinta-feira (5 a 7), em Brasília. Dentre os 188 trabalhos inscritos, de todas as regiões do País, 24 foram selecionados, sendo três deles do Paraná. Duas dessas experiências exitosas receberam a premiação do Ministério da Saúde em dois diferentes eixos temáticos referentes à saúde do trabalhador.  

Os dois trabalhos apresentados foram realizados pela equipe do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest), da Divisão de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e em parceria com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Macrorregionais. Eles direcionaram suas pesquisas e conhecimentos em ações de integração entre Vigilância e Saúde do Trabalhador (Visat) e Atenção Primária à Saúde (APS) e os riscos e a promoção à saúde dos trabalhadores nas unidades de armazenamento de grãos

“Mais uma vez o Paraná é destaque em um evento nacional promovido pelo Ministério da Saúde. Isso é resultado do comprometimento e trabalho realizado com muita seriedade por todas as equipes. Parabenizo os profissionais do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest), que têm como principal objetivo o bem-estar e a saúde do trabalhador paranaense”, disse o diretor do Cest, Elizeu de Oliveira Freitas.

TRABALHOS – Uma das experiências exitosas tem como eixo temático o Apoio Matricial em Vigilância em Saúde do Trabalhador. “Pareceres remotos em Saúde do Trabalhador: apoio matricial para a integração entre vigilância em saúde do trabalhador e Atenção Primária à Saúde” foi apresentado por Amanda De Paula Boni Navarro, vencedora na categoria.   

No eixo Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT), o trabalho vencedor foi o “Programa de Vigilância em Saúde do Trabalhador em Unidades de Grãos no Paraná: Implementação de Estratégias para Mitigação de Riscos e Promoção da Saúde”, representado por Andreia Aristides da Silva. 

As inspeções nas unidades de armazenamento de grãos, popularmente conhecidas como silos, permitiram a adequação desses ambientes, tornando-os mais seguros aos trabalhadores. Além disso, esses trabalhadores foram orientados quanto às medidas de proteção e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

RENASTTÃO – Além de dar oportunidade e estimular o debate sobre o conhecimento e práticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), o objetivo do encontro nacional foi identificar, dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas desenvolvidas nesta área em todo País.

O evento reuniu cerca de 300 participantes, entre profissionais, técnicos e gestores da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renastt), além de representações de trabalhadores e movimentos sociais. A pauta teve como objetivo fortalecer a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), que desde 2012 norteia a promoção da saúde dos trabalhadores no SUS.

GALERIA DE IMAGENS