Paraná reforça estratégia para ampliar atendimento especializado no SUS 28/02/2025 - 07:48

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), realizou nesta quinta-feira (27) a Oficina de Ativação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) nos territórios. O evento, que reuniu cerca de 110 participantes, entre gestores estaduais e municipais, aconteceu na Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), em Curitiba.

Criado para ampliar e qualificar o atendimento na saúde pública, o PMAE tem como principal objetivo reduzir significativamente as filas e o tempo de espera por cirurgias, exames e tratamentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), reorganizando o acesso à Atenção Especializada (AE).

Uma das inovações do programa é a mudança na lógica de financiamento da atenção especializada por meio da Oferta de Cuidados Integrados (OCIs). As OCIs consistem em um conjunto de procedimentos ofertados de forma integrada, otimizando diagnósticos e tratamentos para pacientes encaminhados pela Atenção Primária.

Todos os 399 municípios do Paraná aderiram ao PMAE, que moderniza o financiamento da atenção especializada por meio das OCIs. As ofertas incluem consultas e exames em cinco especialidades prioritárias: Otorrinolaringologia, Ortopedia, Oncologia, Cardiologia e Oftalmologia. Esse modelo facilita o acesso ao diagnóstico em um único local e assegura um financiamento superior ao atualmente praticado pelo SUS.

O diretor-geral da Sesa, César Neves, ressaltou a importância da iniciativa:

"O PMAE é uma iniciativa fundamental para transformar a forma como oferecemos atendimento especializado à população. Com a integração dos serviços e a redução das filas, estamos garantindo que mais paranaenses tenham acesso rápido e eficiente a cuidados de saúde de qualidade."

GALERIA DE IMAGENS