Parceria entre Sesa e Superintendência Geral do Esporte garantiu armazenamento e facilidade logística de EPI’s 10/11/2021 - 14:43

O Ginásio Professor Almir Nelson de Almeida, mais conhecido como “Ginásio do Tarumã”, que funcionou durante quase dois anos como ponto de apoio da Saúde na pandemia da Covid-19, foi liberado oficialmente nesta terça-feira (9).

O espaço, cedido pela Superintendência Geral do Esporte à Secretaria de Estado da Saúde, foi essencial para o armazenamento e distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI’s), seringas, aventais, algodão, entre outros itens necessários para as equipes médicas, enfermeiros, técnicos e profissionais da saúde que estão na linha da frente no combate ao SARS-CoV-2.

A Coordenação de Material e Patrimônio da Sesa (Comp), responsável pela administração do material armazenado no ginásio durante o tempo em que foi cedido, contabilizou 36.443.679 itens, que foram comprados pela própria secretaria, enviados pelo Ministério da Saúde ou doados por diversas instituições, totalizando cerca de R$ 105 milhões em equipamentos.

Somente de máscaras, de diferentes modelos, 33.175.625 unidades distribuídas aos hospitais, equipes das secretarias municipais de saúde, correspondendo ao total destes itens que foram armazenados no local, além de testes rápidos Covid (434.815), testes Naso Faringeal Covid (427.600), aventais hospitalares (1.143.321), óculos de proteção (26.970), protetor facial (123.730), toucas hospitalares (781.400), entre outros itens, também fizeram parte do estoque.

Pela urgência da ocasião, a parceria entre os órgãos do Governo, garantiu o armazenamento de todo o material, já que a central de abastecimento e suprimento da Sesa estava lotada com medicamentos e outros materiais e equipamentos utilizados para o enfrentamento à Covid-19.

“A finalidade deste ponto de apoio foi ajudar a Saúde no auge da pandemia, cumpriu esse papel. Foi um espaço de armazenamento que colaborou para o trabalho dos profissionais da saúde, refletindo nos cuidados com a população e facilitando também a logística. Agradecemos ao superintendente Hélio pela parceria e sensibilidade permanentes, ainda mais neste momento crítico que passamos. Queremos ver agora o ginásio cheio de público e de atletas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Em janeiro deste ano, o local foi ponto estratégico para o início da vacinação no Estado. Com um estoque de 27 milhões de seringas e agulhas, que garantiam as duas doses de vacinação para os paranaenses, foi possível distribuir todo o material pontualmente e organizado às Regionais de Saúde.

De acordo com o superintendente de Esporte, Helio Wirbiski, o ginásio vai passar em breve por reforma e reiniciar, depois de quase dois anos, as atividades esportivas.

“Quando começou a pandemia, fizemos um grupo de gestão para dar robustez ao sistema de Saúde. Foi uma força tarefa. E nos foi sinalizado que havia a necessidade de um centro de logística para armazenar medicamentos e equipamentos. Sentimos muito orgulho em ter contribuído. Me alegro em anunciar esta nova reforma do ginásio e ter ajudado o trabalho do Governo do Estado no atendimento à população do Paraná”, reforçou Hélio Wirbiski.

Os equipamentos restantes e itens que ainda estavam no ginásio foram remanejados para o Comp, e já estão sendo organizados para novas distribuições para as unidades de saúde do Estado, por meio das 22 Regionais.