PlanificaSUS reforça importância de cuidados cotidianos para preservação da saúde 14/03/2024 - 16:32

O autocuidado apoiado foi o tema central do 12º Encontro de Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o evento aconteceu de terça até esta quinta-feira (12 a 14), em Curitiba, e reuniu 90 técnicos das 22 Regionais de Saúde, que são tutores da metodologia.

O PlanificaSUS é uma estratégia nacional de educação permanente que busca consolidar a Rede de Atenção à Saúde, ao desenvolver competências, habilidades e atitudes nas equipes técnicas e gerenciais. O intuito é qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar, com foco nas necessidades dos usuários.

O tema do encontro desta semana é considerado pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, fundamental para aumentar a confiança e as habilidades das pessoas. “O autocuidado apoiado permite que os usuários possam compreender que também possuem uma parcela de responsabilidade pela sua própria saúde, que podem ser proativos e que os profissionais de saúde estão à disposição para ajudá-los”, disse.

Essa iniciativa consiste em que os usuários gerenciem o próprio cuidado na tomada de decisões cotidianas sobre alimentação, atividade física, medicação, estilo de vida e higiene pessoal. A equipe de saúde preparada procura ampliar a capacidade de confiança e eficácia das pessoas no manejo de sua condição.

Ainda para o primeiro semestre de 2024 está prevista a formação teórica e prática dos 843 tutores da APS nos municípios e dos 36 tutores da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) sobre a temática do autocuidado apoiado.

“Durante todo o evento discutimos a relação do autocuidado apoiado com a prática dos profissionais de saúde da APS e AAE, além de relacionar com temas atuais como a imunização e segurança do paciente”, ressaltou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Outros temas importantes tratados no encontro foram gestão do cuidado, monitoramento, segurança do paciente, imunização na Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada.

A metodologia e informações discutidas neste encontro serão replicadas aos municípios pelas Regionais de Saúde, atingindo os demais profissionais. Responsáveis pelas Linhas de Cuidado Prioritárias – que são as da Saúde da Pessoa Idosa, Materno Infantil, Saúde Mental e Doenças Crônicas (usuários com hipertensão arterial sistêmica ou diabetes mellitus) – também participaram do encontro.

PLANIFICASUS – O Paraná aderiu à estratégia PlanificaSUS em 2019 e a implementou inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati. Em 2021, foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as suas regiões. O PlanificaSUS Paraná possibilita reorganizar os processos de trabalho das equipes das Unidades de Saúde e dos ambulatórios vinculados a essa estratégia, com o objetivo de melhorar o cuidado às pessoas usuárias do SUS ao promover o acolhimento.

Os encontros com os tutores regionais são desenvolvidos com a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

GALERIA DE IMAGENS