Primeira etapa da força-tarefa de vacinação nas escolas soma mais de 86 mil doses aplicadas 22/08/2024 - 10:30
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o balanço da primeira etapa da força-tarefa de vacinação nas escolas estaduais e municipais, realizada entre 5 e 16 de agosto. A iniciativa, que faz parte das estratégias para reforçar a cobertura vacinal no Paraná, registrou a aplicação de 86.121 doses de vacinas e a avaliação de 197.185 carteirinhas de vacinação. A ação foi prorrogada e segue até dia 31.
Durante essa primeira fase, a vacinação foi realizada em 947 escolas estaduais, o que representa 45,31% das unidades. Além disso, outras 515 escolas estaduais já têm a vacinação agendada, totalizando 1.462 unidades atendidas, correspondendo a 69,95% do total de instituições deste tipo no Paraná.
Nas escolas municipais, a imunização foi concluída em 1.769 unidades, com outras 684 escolas já agendadas, atingindo um total de 2.453 (47,65%).
“Tivemos uma adesão importante durante essa primeira etapa de imunização nas escolas. Agora, é preciso incentivar ainda mais para garantir que nossos jovens estejam protegidos contra doenças preveníveis”, destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a vacina também ajuda a garantir a presença escolar.
“Aluno doente é aluno ausente. Sabemos que, muitas vezes, doenças infecciosas podem levar a ausências, impactando o aprendizado dos alunos ou comprometendo a saúde dos demais estudantes. Vacinar reduz o risco de surtos e, consequentemente, a necessidade de faltar às aulas”, afirmou.
A vacinação é realizada com a autorização dos pais ou responsáveis, mediante a assinatura de um termo de consentimento. Antes de cada aplicação, as equipes de saúde revisam a carteirinha do estudante para identificar quais vacinas ele poderá tomar.
O imunizante contra a Influenza está disponível em todas as instituições participantes da campanha. Outros podem variar conforme a estratégia de distribuição estabelecida pelos municípios.