Profissionais de saúde participam de oficina para qualificação de sangue 07/10/2022 - 18:00

Profissionais da área da saúde que atuam no processo transfusional e são atendidos pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) participaram da Oficina de Qualificação do ato Transfusional e Hemovigilância nesta semana. A capacitação foi realizada na 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão e teve como objetivo aprimorar os procedimentos transfusionais nos hospitais, mantendo a segurança e qualidade no atendimento aos pacientes.

“Para nós é muito importante aumentar a qualidade na assistência dos usuários e dos serviços e essa oficina permite estreitar a parceria entre os hospitais e a Rede do Hemepar, gerando melhorias técnicas e gerenciais em todas as especialidades médicas que envolvem os processos transfusionais responsáveis por salvar tantas vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

De acordo com a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, o ciclo do sangue é um processo que inclui todos os procedimentos técnicos, desde à captação, seleção e qualificação do doador, processamento, armazenamento, exames de triagem sorológica e imunohematológica, transporte e distribuição dos hemocomponentes, dos procedimentos pré-transfusionais e do ato transfusional.

“A ampliação da hemovigilância a todas essas etapas se justifica pela importância que a ocorrência de não conformidades ou eventos adversos pode ter na qualidade do sangue e na segurança do doador ou receptor. Portanto, aprimorar os conhecimentos nesta área é de fundamental importância para a manutenção de processos seguros na assistência ao paciente”, explicou.

A oficina contou com a participação de 70 profissionais entre médicos, enfermeiros bioquímicos, biólogos, biomedicos e técnicos de enfermagem que irão atuar como multiplicadores nas instituições ao qual pertencem e foi coordenada pelo Hemonúcleo de Francisco Beltrão, com apoio da Hemorrede (Hospital de Clínicas de Curitiba e Hospitais Regionais de Cascavel e Guarapuava).