Pronto-socorro do Hospital do Trabalhador já atendeu mais de 1,2 milhão de traumas 30/06/2020 - 14:11
O pronto-socorro do Hospital do Trabalhador (HT) completou 22 anos de atendimento nesta segunda-feira (29). Inaugurado em 1998, o serviço já atendeu mais de 1,2 milhão de traumas.
“O HT é referência internacional em atendimento de traumas e emergências. Durante estes 22 anos, muitas vidas foram salvas graças ao serviço prestado, por isso, neste momento gostaria de agradecer a todos os profissionais envolvidos e parabenizar pela excelência no trabalho realizado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Segundo o diretor do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), Geci Labres de Souza Júnior, o HT se tornou o maior pronto-socorro público do Paraná, sendo considerado um dos melhores do país. “Referência para a população de Curitiba e Região Metropolitana, o hospital que é o mais importante centro de trauma do Estado, reconhecido mundialmente, realiza em média 70 mil atendimentos no pronto-socorro por ano”.
HISTÓRICO – De 1998 até agora, o HT realizou mais de 4,2 milhões de atendimentos. Além da assistência hospitalar, a unidade também realiza consultas e exames ambulatoriais, além de partos de gestantes de alto risco. O HT é ainda um hospital de ensino, sendo campo de estágio e residência nas áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia, entre outras.
“A abertura do pronto-socorro do HT foi consequência de um projeto inovador firmado entre a Sesa, a Universidade Federal do Paraná e sua Fundação (Funpar) e a Secretaria Municipal de Curitiba, visando o atendimento de pacientes vítimas de traumas, bem como o desenvolvimento de atividades acadêmicas com alunos e residentes de medicina”, afirmou o chefe do serviço de cirurgia geral e diretor acadêmico do hospital, Iwan Collaço.
De acordo com ele, os objetivos das instituições parceiras foram alcançados. “Os pacientes que chegam ao PS do HT são atendidos por equipes profissionais altamente qualificadas, dentro de uma estrutura planejada, e com equipamentos essenciais a esse tipo de atendimento. Essas equipes também proporcionam além do atendimento técnico, um cuidado com os aspectos psicológicos e pessoais desses doentes”, comentou.
“O corpo clínico do hospital está comprometido com a assistência medica, ensino, pesquisa e com valores que visam desenvolvimento científico e compromisso social”, finalizou Collaço.
COVID-19 – Desde o início da pandemia no Paraná, o Hospital do Trabalhador também foi preparado para realizar o atendimento com espaços exclusivos para pacientes suspeitos ou confirmados com a doença.
“Neste momento, em meio à pandemia que vivemos, o HT se adequou as novas condições e se tornou também uma das maiores unidades de atendimento ao coronavírus no Paraná”, afirmou o secretário Beto Preto.
Dados da equipe de Regulação de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde apontam que o hospital possui atualmente 22 leitos de UTI adulto e 34 de enfermaria, exclusivos para atendimento Covid-19. Já o CHT, somou nesta terça-feira (30), 74 leitos de UTI adulto e 66 de enfermaria.
No período de 27 de fevereiro a 28 de junho, o CHT já atendeu 1.312 casos relacionados ao coronavírus. Destes, 267 casos foram confirmados, prevalecendo à faixa etária de 60 anos ou mais em 39% dos pacientes.